Após o trauma, os aprendizados e as transformações trazidos pela covid-19, está na hora de retomar os negócios no turismo. O recado é de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris, o primeiro evento presencial do setor que ocorre nas Américas ainda durante a pandemia.
Durante a abertura da 32ª edição da feira, na noite desta quinta-feira (5), no Serra Park, em Gramado, os sócios deixaram claro que é preciso superar o estigma e partir para a ação. "Não duvidamos da gravidade da covid-19, mas não aceitamos que o turismo, maior gerador de empregos do mundo, seja o vilão da pandemia", disse Marta, visivelmente emocionada. Já Zorzanello celebrou a realização do Festuris como uma "vitória", que só foi possível com "resiliência e ajuda de entidades, empresas e poder público".
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Antes mesmo de começar para valer, o evento já está sendo considerado um modelo para os demais que virão em 2021. Isso se deve à implantação de rigorosos protocolos de segurança sanitária, que renderam ao Festuris o certificado internacional "Covid Free", concedido pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes).
Uma mostra do cumprimento das normas já foi sentida pelos 400 espectadores da cerimônia de abertura. O acesso ao auditório se deu em sistema de self e safe check-in, através de totens habilitados para aferir a temperatura, validar a credencial via código de barras e oferecer álcool gel. A disposição das cadeiras na plateia também respeitava milimetricamente o distanciamento social e o uso de máscara foi exigido em tempo integral - nem mesmo as autoridades foram autorizadas a removê-las para discursar.
A partir desta sexta-feira (6), apenas participantes inscritos antecipadamente e com a credencial impressa serão autorizados a ingressar na feira seguindo os mesmos procedimentos da abertura. Quem quiser fazer reuniões, agora, precisará agendá-las através do aplicativo Festuris, para evitar aglomerações.
Dentro da área de exposições, o layout dos estandes foi reformulado, com corredores mais amplos.
Para isso, foi preciso reduzir o tamanho da feira em 2020. Serão 130 estandes, que abrigarão cerca de 1,5 mil marcas. Em 2019, os números eram, naturalmente, mais robustos: 2,7 mil marcas em mais de 300 estandes.
O contingente de visitantes também foi revisto. Em vez dos 11 mil que passaram pelo Serra Park no ano passado, serão no máximo quatro mil desta vez, sendo que no máximo 1.700 poderão circular simultaneamente. "Estamos entregando um evento do tamanho que o momento permite, pontuado pela responsabilidade e segurança de todos, e focado no profissionalismo e resultados", salientou Marta Rossi.
Na avaliação da organizadora, a pandemia reiterou a necessidade de convivência e, consequentemente, da promoção de eventos. "Aprendemos a ser resilientes, digitais, que precisamos agir com rapidez, que precisamos ter capacidade de adaptação, mas sobretudo, aprendemos que precisamos ter competência e humildade para agregar pessoas ao nosso redor, porque sozinhos não vamos a lugar nenhum. Nada supera ou substitui a interação humana", reforçou.
A feira de negócios ocorre das 12h às 19h. Na parte da manhã, das 8h30 às 13h, tem lugar o Connection Meeting, seminário que discutirá a transformação do turismo.