Prefeitura de Ipojuca e Embratur articulam terminal de passageiros no Estaleiro Atlântico Sul, mas falta combinar com a empresa

Representantes da secretaria de Turismo do município e do órgão nacional de promoção farão primeira visita ao EAS nesta quinta (3). Objetivo é estimular turismo de Porto de Galinhas
Mona Lisa Dourado
Publicado em 30/11/2020 às 19:02
EAS diz que não há qualquer acordo prévio ou protocolo de intenções formal assinado para o empreendimento Foto: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem


A Secretaria de Turismo de Ipojuca e a Embratur articulam a instalação de um terminal marítimo de passageiros na região de Suape, com o objetivo de receber navios de cruzeiro e estimular o fluxo de visitantes diários em Porto de Galinhas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30) pela secretária da pasta no município, Carol Vasconcelos, e pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, durante o Visit.Pernambuco Travel Show, evento de promoção do turismo que ocorre no balneário até a próxima quarta-feira (2). 

A ideia dos gestores públicos é aproveitar a estrutura já existente no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para o tráfego de embarcações de grande porte. Uma visita ao EAS está agendada para a próxima quinta-feira (3). "Acreditamos que até março o espaço seja inaugurado e já contamos com o interesse da MSC, que opera com cinco navios no Brasil, de fazer uma escala experimental em janeiro", diz Carol Vasconcelos. Segundo a gestora, a cada desembarque, Porto de Galinhas poderia receber até 1.500 turistas, o que significa quase a metade da quantidade de pessoas que frequentam o balneário diariamente na alta estação. 

Gilson Machado Neto afirma que atuará para "destravar a parceria do ponto de vista burocrático e de regulações" ainda no primeiro semestre de 2021, sem dar detalhes sobre as ações que serão executadas na prática. O gestor acrescenta que recebeu da operadora de cruzeiros Royal Caribbean uma sinalização de que pretende voltar à costa brasileira.   

Hans Von Manteuffel/DIVULGAÇÃO - A secretária de Turismo de Ipojuca, Carol Vasconcelos, e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, confirmaram intenção de instalar terminal de passageiros

De sua parte, o EAS diz, através da assessoria de comunicação, que não há qualquer acordo prévio ou protocolo de intenções formal assinado para o empreendimento anunciado. "Por enquanto, o que existe é apenas uma visita de cortesia exploratória para as partes conhecerem as características do estaleiro e avaliarem com o EAS em um momento oportuno se haveria a possibilidade de instalação desse terminal", acrescenta uma fonte do estaleiro.

O EAS ainda ressalta que não é vocação do estaleiro funcionar como terminal de passageiros. No atual momento de retomada de suas operações, quando a empresa começou a colocar em prática o seu plano de recuperação judicial, o foco está no reparo de embarcações e descomissionamento (como é chamada a desativação) de plataformas de petróleo. 

Uma potencial atividade turística, portanto, se ocorrer, não deve ser com a celeridade na qual apostam os governos municipal e federal. 

Até porque a realização da temporada de cruzeiros no Brasil ainda é uma incógnita. Depende de decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização ou não da retomada das viagens de navio. Por enquanto, a MSC é a única companhia que pretende manter as saídas, a partir de 16 de janeiro, mas restritas a Santos (SP) e Rio de Janeiro. 

Já a Costa Cruzeiros anunciou, via comunicado, a suspensão de todas as suas viagens na América do Sul entre o fim de 2020 e início de 2021, por causa do alto risco de transmissão do novo coronavírus. As operações só devem ser retomadas em dezembro de 2021. 

 

TAGS
litoral sul mona lisa dourado porto de galinhas turismo turismo de eventos turismo de valor
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory