No meio do ecoturismo, Carrancas, localizada no sul de Minas Gerais, é conhecida como a Terra das Cachoeiras. No entanto, é inegável que o pequeno município de pouco mais de 4 mil habitantes se tornou famoso de verdade em todo o Brasil como o cenário da novela Império, transmitida na Rede Globo em 2014 e reexibida a partir de abril de 2021, durante a pandemia do novo coronavirus.
Apesar de ter ficado mais conhecida pela trama do comendador, Carrancas, na verdade, já foi palco de várias outras gravações de novelas globais como “O fim do mundo” (1996), Alma Gêmea (2005), América (2005), Paraíso (2009), A Favorita (2009) e Amor Eterno Amor (2012). Tantas produções não escolheriam o local à toa. A cidade, de fato, chama a atenção por diversos recursos naturais.
Entre eles, como destacado no início desta matéria, as cachoeiras. São aproximadamente 70. As principais ficam localizadas em dois complexos: o da Fumaça e o da Zilda. A primeira fica bem próxima do centro da cidade e dá pra ir até a pé, enquanto a segunda fica distante 12 quilômetros.
Outro ponto que vale visitar é a Chapada do Abanador que ficou famosa na Novela Império pelas cenas do comendador (interpretado pelo ator Alexandre Nero) no seu topo. O curioso é que na trama de Aguinaldo Silva a chapada representa o Monte Roraima que fica na fronteira do Brasil com a Venezuela.
A novela Império conta a história de José Alfredo, que deixa Pernambuco rumo ao Rio de Janeiro tentar a vida. Depois de reviravoltas, ele acaba construindo um verdadeiro império de pedras preciosas. A trama venceu o Emmy Internacional na categoria melhor novela em 2015.