A chance de atravessar a ponte de pedestres mais alta do mundo finalmente chegou. Para quem tiver coragem, claro. Finalizada em julho de 2020, a ponte “516 Arouca”, localizada no no distrito de Aveiro, em Portugal, foi inaugurada no último domingo (2) para moradores locais, mas somente ao longo desta semana é que começou a ser aberta para turistas no geral.
O nome da ponte faz referência ao local onde está situada na cidade de Arouca e também ao comprimento dela de 516 metros. Mas o que chama a atenção e dá o título são seus impressionantes 175 metros de altura. Finalizada há quase um ano, a ponte chegou a ser pré-inaugurada em outubro.
No entanto, por conta da pandemia, a abertura oficial para o público vinha sendo adiada desde então. O ingresso custa 12 euros. O primeiro a passar na ponte foi o morador de Arouca Hugo Xavier, de 42 anos. "Estava com um pouco de medo, mas valeu muito a pena", disse.
Construída acima do Rio Paiva, a ponte 516 Arouca oferecendo uma vista deslumbrante da Garganta do Paiva e da Cascata das Aguieiras. Ela é sustentada por centenas de cabos de aço e duas enormes torres em V. O piso foi construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento e permite uma certa transparência, o que faz com que a travessia seja, digamos, bem emocionante. Então prepare o fôlego e a câmera.
Desenhada pelo estúdio português de arquitetura Itecons, a 516 Arouca demorou três anos para ser construída. Quando foi finalizada em julho do ano passado tirou o título de ponte suspensa para pedestres mais longa da ponte Charles Kuonen, na Suíça, que se estende por 500 metros e foi inaugurada em 2017.