Quem não gostaria de fazer um passeio de jangada e ainda de quebra admirar lindos cavalos-marinhos? Difícil dizer não, né? Esse é um dos principais tours no Pontal de Maracaípe, vizinho à famosa Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.
Passeio de jangada
O trajeto é curto e feito em cerca de 40 minutos, mas vale muito a pena. Para fazê-lo basta se dirigir ao "estacionamento" das jangadas, uma espécie de pequeno porto, em Maracaípe. Lá fica um pequeno posto da associação dos jangadeiros da área, onde é possível comprar o ingresso, que em junho de 2021 custava R$40. Cada embarcação leva até seis pessoas.
Do local, as jangadas partem margeando as áreas de mangue e mostrando a rica vida animal existente ali, com centenas de caranguejos. Neste ponto, os jangadeiros dão uma aula sobre como funciona o ecossistema local e mostram a importância da preservação do meio ambiente.
Pontal e cavalos-marinhos
Depois as embarcações seguem para a região do pontal mesmo, perto do encontro das águas do mar com as do Rio Maracaípe. O local é lindo, mas fica ainda mais deslumbrante nos fins de tarde. Se possível agende o passeio para este horário. E é nesta área onde ocorre uma parada no banco de areia para que o jangadeiro, com todo o cuidado, mergulhe e capture os cavalos-marinhos que são colocados em potes de vidro para o turista observar. Pouco tempo depois eles são devolvidos com segurança ao hábitat natural.
Depois a dica é aproveitar que está no local para permanecer e curtir um pôr do sol deslumbrante. O Pontal de Maracaípe revela uma ótima paisagem para se despedir de um dia.
A reportagem sobre o passeio para ver os cavalos-marinhos em Maracaípe foi apresentada durante o programa especial Cores e Sabores, exibido pela TV Jornal ao longo de 2021. Um dos programas falava especificamente sobre Ipojuca, falando de Porto de Galinhas e Maracaípe.
Outros conteúdos do especial abordam as piscinas naturais e as formas de mergulhar lá com snorkel e cilindro. Também conferimos o passeio de buggy de ponta a ponta nas praias.