coluna vida fit

Profissionais opinam sobre retomada de academias em Pernambuco: "necessária"

Profissionais de educação física falam sobre a valorização do setor e a necessidade de reabertura dos estabelecidos que promovem saúde por meio de exercícios físicos

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 08/07/2020 às 13:02 | Atualizado em 08/07/2020 às 13:23
JAILTON JR./JC IMAGEM
Profissionais de educação física estão preparados para voltar às academias - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Profissionais de educação física acreditam que chegou o momento de reabrir as academias em Pernambuco. De acordo com a categoria, os estabelecimentos estão preparados para receber os alunos e voltar a promover saúde por meio dos exercícios físicos. O personal trainer Ivan Xavier destacou que todos estão ansioso pelo retorno e agora há o reconhecimento sobre a necessidade de respeitar as medidas sanitárias que previnem o risco de contaminação do novo coronavírus.

>> Protocolo de reabertura de academias é aprovado em Pernambuco

"A expectativa é grande. Todos, profissionais, proprietários e muitos alunos, estão ansiosos pela volta das atividades profissionais e de lazere e saúde", pontuou o profissional, que continuou. "Acredito que sim (é o momento certo). As academias já vêm se preparando para isso, através de observação ao que vem ocorrendo em outros locais onde já ocorre o funcionamento, antecipando medidas necessárias de distanciamento, higiene e prevenção. Porém esperando apenas o protocolo e recomendações de nossas autoridades para realizar tudo o q for necessário para uma possível abertura", argumentou Xavier.

Ivan ainda ressaltou que os alunos e colaboradores irão contribuir para a manutenção da limpeza dos ambientes, algo que é fundamental por conta da pandemia e do risco de infecção. "O público que frequenta academias sabe o quanto faz bem para sua saúde física e mental e estão sentindo muita falta. E em sua maioria tem um bom nível de esclarecimento com relação a hábitos de higiene, que são extremamente necessários nessa volta. Por exemplo: limpar aparelhos com álcool 70% antes e após o uso, assim como uso de máscara, distanciamento recomendado e é claro a higienização das mãos frequentemente", finalizou.

"Satisfação poder retornar"

Para o mestre em educação física e personal trainer Diogo Barbosa, as restrições impostas pelo novo cenário tornou o exercício físico ainda mais importante. Ele observou que o retorno será benéfico para todos.

"As limitações impostas pelo isolamento social fizeram com que a prática de exercício físico ganhasse ainda mais importância, pois além dos benefícios físicos, ressalto os ganhos de ordem psicológica, como diminuição do estresse e da ansiedade, que foram ainda mais relatados nesse período de pandemia. É uma satisfação enorme poder retornar ao trabalho e continuar ajudando as pessoas a cuidarem da saúde por meio da prática de exercício físico", comentou.

"Priorizar bem-estar físico e mental"

O personal trainer Júnior Lisboa compartilha a opinião dos colegas de profissão. Ele argumentou que a pandemia e a necessidade de cuidado com a saúde colocaram as atividades físicas como prioridade na vida das pessoas. Por isso Lisboa enxerga que o retorno das academias estabelecerá um novo cenário para o setor. "A volta vai acontecer. É necessária, mas terá uma nova roupagem, novas atitudes. Vai ser um novo modelo para os treinos. Aproveitar o momento de consciência do objetivo. Esse é o momento de priorizar a parte física e mental", pontuou.

Sobre a valorização dos exercícios físicos, ele ressaltou que o serviço está vinculado à saúde e qualidade de vida.

"Minhas perspectivas de volta são as melhores possíveis até porque hoje eu vejo que as pessoas estão mais conscientes em relação às atividades físicas. Não levando apenas para fins estéticos, mas também de integrar à rotina para o bem-estar físico e mental. É notável como as pessoas se conscientizaram sobre a importância da atividade física, tanto que nesse período de pandemia eu aumentei em 10% minha demanda de atendimento em home office", concluiu.

 

Comentários

Últimas notícias