Os banhistas poderão voltar a frequentar as praias e tomar banhos de mar nos fins de semana em Pernambuco. No decreto do governo estadual em vigor até até este domingo (13), o acesso às orlas estava proibido como medida de combate ao avanço do novo coronavírus. No entanto, após a flexibilização das medidas, anunciada nesta quinta-feira (10), praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, parques e praças ficam liberados todos os dias da semana, sem restrição de horário.
A medida é válida para todas as macrorregiões de Pernambuco, exceto a 3ª, que contempla as Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão do Estado. A proibição nessa localidade é válida até o dia 20 de junho. A região vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI, com um crescimento de 57% nos primeiros dias desta semana, por causa de uma aceleração nos casos de covid-19.
- Saiba como fica o funcionamento dos parques e praças de Pernambuco a partir do dia 19 de junho
- Academias de ginástica voltam a abrir nos fins de semana em Pernambuco; confira o protocolo
- Veja as cidades de Pernambuco que terão atividades econômicas flexibilizadas
- É enganosa postagem que afirma que Brasil vacinou 11% da população antes da Alemanha
Apesar da liberação para frequentar as praias, o comércio nesses locais só poderá abrir de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Ainda é preciso obedecer a seguinte organização: 1 (um) guarda-sol a cada espaço de 4m x 4m, o qual poderá comportar até 4 cadeiras e, no máximo, 10 pessoas por guarda-sol. Ou seja, nos finais de semana permanecem proibidos o consumo de comidas e bebidas e uso de cadeiras, mesas, cooler e guarda-sóis na faixa de areia.