As corridas de rua estão suspensas em Pernambuco desde o início da pandemia da covid-19 no Estado, em março de 2020. Para evitar aglomerações, esse tipo de evento segue suspenso, como confirmou, nesta segunda-feira (20), a secretária-executiva Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, à coluna. No entanto, a Polícia Militar de Pernambuco confirmou a realização de uma corrida de rua para o próximo dia 24 de outubro, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O evento será aberto ao público e não há limite para o número de inscritos.
De acordo com a corporação, a 1ª Corrida Barreto de Menezes será um evento para celebrar o aniversário do 4º Batalhão da Polícia Militar em Caruaru, que estará completando 58 anos de história. A corrida também terá arrecadação de alimentos, que serão doados às famílias necessitadas. A programação da PMPE é de que a corrida aconteça no domingo (24), com concentração as 6h e largada às 7h, na Rua Armando da Fonte, em frente a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC, Bairro Maurício de Nassau.
Os percursos da corrida terão 5km e 10km, além de uma caminhada de 3km. A idade mínima para participação neste evento será de 14 anos para corrida de 5km e 18 anos para corrida de 10km, com idades completas ou a completar no ano da competição.
Os kits de participação custam - até o dia 25/09 - R$ 75 e dão direito à camisa, medalha, chip, número de peito e mochila com objetos diversos. As inscrições devem ser feitas, até o dia 16 de outubro, no link https://contime.com.br/eventos/1a-corrida-batalhao-barreto-de-menezes/. No ato da inscrição o atleta fica comprometido em levar um 1 Kg de alimento não perecível, que será entregue na retirada do kit, que acontecerá no Caruaru Shopping, entre os dias 21 e 23 de outubro.
Sobre a realização da corrida comemorativa, mesmo com a proibição ainda em vigor no Estado, o JC aguarda resposta da PMPE.
Corridas clandestinas
De acordo com a Federação Pernambucana de Atletismo (Fepa), ainda não há corridas de rua confirmadas no calendário oficial. Mas a tradicional Eu Amo Recife pediu autorização das autoridades responsáveis para a realização de um evento do tipo em dezembro de 2021. Se confirmada, esta seria a primeira corrida oficial no Estado após quase dois de paralisação.
"Tem algumas cidades que não procuram a federação, eu tenho procurado alguns prefeitos para que isso seja agendado, mas muitas não são. Tem muita corrida clandestina acontecendo. Essas de emancipação, por exemplo, o pessoal pede o apoio das secretarias dos municípios, que dá, mas sem estar dentro das normas e das regras e as corridas acontecem de qualquer jeito", alerta o presidente da Fepa, Daniel Pereira.
Segundo ele, a federação já tem pronto um protocolo sanitário que permitiria o retorno oficial das corridas neste período de pandemia. Na proposta, haveria a realização de eventos testes em locais controlados (como a Arena Pernambuco, estacionamento de shopping), que evitaria a aglomeração. Além disso, os atletas teriam largadas em onda (por grupo), todos de máscara, e o equipamento só poderia ser retirado durante a corrida, quando os participantes estivessem distanciados. A máscara deverá ser recolocada no corredor de entrada da chegada. Como a saída seria em onda, e isso não permitiria saber quem chegou primeiro, o vencedor seria definido por quem fizesse o menor tempo registrado pelo chip entregue no kit de participação.