O pilates é uma prática que ajuda a corrigir a postura, aumentar a força, resistência e autoestima, além de melhorar a flexibilidade, a elasticidade e o funcionamento do sistema respiratório, assim como outros benefícios.
O método contribui para um estilo de vida mais saudável e equilibrado e tem gerado algumas dúvidas em pessoas que estão interessadas em iniciar nas aulas.
Há dois tipos de pilates, o chamado pilates solo ou mat pilates e o pilates com aparelhos, também chamado de Pilates Studio. Qual deles é mais eficaz? Entenda melhor a seguir.
O que é pilates solo e pilates com aparelhos?
No pilates solo os exercícios utilizam o peso do próprio corpo e que podem ser complementados com acessórios, como bolas e faixas elásticas. O objetivo principal é trazer mais resistência.
No pilates com aparelhos, as aulas utilizam aparelhos criados por Joseph Pilates que apresentam molas em seu mecanismo e ajudam no posicionamento corporal, além de trazer mais eficácia em exercícios de alongamento e fortalecimento.
Qual pilates é melhor, pilates solo ou pilates com aparelho?
Ambas as opções apresentam eficácia. O que vai diferir são os objetivos que você busca.
O pilates em aparelhos costuma ser mais eficiente para o tratamentos de lesões e posicionamentos mais precisos. A prática ajuda na execução do exercício e variação de movimentos.
Já o pilates solo foca na musculatura de estabilização do corpo. Os objetivos principais são trabalhar o equilíbrio e coordenação corporal.
*Fonte: blog Clínica Ortopedia Daniachi