Alguns alimentos que consumimos são os responsáveis pela fome excessiva. Por isso, devemos ficar atentos no que estamos ingerindo!
Não é segredos pra ninguém os alimentos ultraprocessados são os maiores vilões para o emagrecimento, mas nem sempre são os únicos culpados.
Por isso, separamos uma lista de 4 ingredientes que causam mais fome. Confira abaixo!
Farinha refinada
O processo de refinamento da farinha consiste na separação do grão e na trituração deles. Esse refinamento tem o poder de deixar a farinha mais resistente e duradoura.
Porém, acaba causando a perda dos nutrientes, como as fibras, vitaminas e minerais presentes no grão.
Por isso, esse ingrediente vai se tornar capaz de aumentar os níveis de açúcar no sangue e causar picos de insulina, gerando mais fome.
> Cuidado com o que você come: conheça 4 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Glutamato monossódico
O glutamato monossódico é um ingrediente muito conhecido por não fazer bem ao organismo. O glutamato está presente em diversos alimentos para intensificar o sabor das comidas.
Porém, essa intensificação ocorre por meio do estímulo do pâncreas a liberar mais insulina - uma espécie de "bomba" que aumenta a fome.
O composto já foi associado a mais riscos de diabetes e obesidade, sendo considerado uma excitotoxina, que pode fazer com que as células cerebrais ficam super excitadas.
Açúcar refinado
O açúcar é o ingrediente mais citado quando o assunto é alimentos que podem gerar mais fome. Entretanto, existem tipos de açúcar que podem ser piores que outros.
O açúcar refinado, por exemplo, é um péssimo aliado para o organismo. Assim como na farinha, o processo de refinamento retina os nutrientes e desregula os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, o desejo por comida fica maior.
Além disso, o ingrediente estimula a liberação de hormônios, como a dopamina, causando um "vício" em quem o consome de forma exagerada.
Glúten
O glúten é uma proteína do trigo que está presente em muitos alimentos processados.
Apesar de não ser a melhor proteína para ingerir, o glúten é essencial para o funcionamento saudável do corpo. Entretanto, deve-se ter um cuidado com o consumo.
Algumas pessoas podem ter uma grande inflamação devido às suas propriedades. Nessas pessoas, ele provoca irritação intestinal e vários sintomas, como o aumento da fome.
Com informações de VITAT