Para além da escrita e da leitura, a literatura se faz na troca entre autores e público, seja nos debates de eventos literários ou sessões de autógrafos. No atual contexto em que encontros em grupos ainda não são prudentes, as lives literárias têm ganhado cada vez mais força. Além das editoras que estão, há quase quatro meses, realizando seus lançamentos de maneira virtual, muitos produtores e autores independentes também se mobilizaram para discutir o papel da literatura hoje no Brasil e no Mundo.
Nesta quinta (16) tem início a primeira série de debates promovidos por Alexandre Melo e Hudson Wlamir, responsáveis pela produtora cultural Nós Pós, para o projeto Diálogos Culturais. Semanalmente, às 16h, eles passam a receber escritoras e escritores pernambucanos para as transmissões ao vivo no Instagram.
A poeta, cantora e atriz Luna Vitrolira participa da estreia, sendo entrevista por Hudson a partir do tema Invisibilização das Mulheres Negras nos Editais. Luna, cujo primeiro livro Aquenda - O Amor Às Vezes É Isso, foi finalista do Prêmio Jabuti 2019, ocupou por 10 dias durante o último mês de junho o perfil do Instagram da cantora Céu, compartilhando reflexões acerca do racismo, feminicídio, vida durante a quarentena e amor.
Na próxima quinta-feira (23), é a vez do também poeta e editor da Castanha Mecânica, Fred Caju, de debater com Alexandre sobre Gestão de Espaços e Editoras Independentes. Dia 30 ocorre a primeira parte do debate E o Funcultura?, conduzida pelo sócios da Nós Pós - a segunda parte acontece no dia 20 de agosto.
Já no dia 6 de agosto o convidado é Wellington de Melo, escritor e professor, que irá falar sobre Literatura, Crise e Transformação. Wellington também produz vídeos investigando temas literários em seu canal do YouTube. Ao longo deste mês de julho ele está promovendo - também às quintas, sempre às 19h30 - lives com professores e autores falando sobre a criação de personagens. Nesta quinta (16) a convidada é a poeta e romancista Micheliny Verunschk para uma conversa que irá versar sobre a construção de personagens imersos na violência.
Leia também: Escritores independentes pernambucanos se adaptam à nova rotina a partir das redes sociais
Leia também: Luna Vitrolira lança projeto em que cria poemas a partir de histórias de amor compartilhadas
Continuando a programação de Diálogos Culturais, o premiado contista e romancista Marcelino Freire conversa com Hudson Wlamir sobre O Futuro dos Eventos Literários no dia 13 de agosto. E encerrando esta primeira série do projeto, Cida Pedrosa irá partilhar sua vivência e reflexões acerca da pergunta Literatura é Política?