O anúncio dos indicados ao Oscar 2021, nesta segunda-feira (15), frustrou os cinéfilos brasileiros que torciam por uma indicação para Bacurau. O filme pernambucano dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019, estava elegível para as categorias de ficção, entre elas Melhor Filme, Edição e Direção, mas ficou de fora da premiação norte-americana.
Na premiação de 2020, Bacurau não conseguiu concorrer a Filme Internacional, já que o indicado do Brasil foi A Vida Invisível, de Karim Aïnouz. O longa, no entanto, também não chegou à lista final e o país ficou fora da disputa.
- 'Bacurau' se torna elegível para o Oscar 2021
- Excelente, o filme 'O Som do Silêncio' pode render o Oscar a Riz Ahmed
- 'Bacurau' concorre a vaga no BAFTA, o Oscar britânico
- Afetado pela pandemia, Oscar será transmitido de vários locais
- 'Bacurau' é confirmado na lista de filmes elegíveis ao Oscar
- Veja a lista de indicados ao Oscar 2021
No ano passado, Bacurau ganhou lançamento e distribuição nos Estados Unidos durante o período que o permitia entrar na premiação de 2021, o que, no entanto, não ocorreu. Além de estar elegível, o longa também nutria chances por ter aparecido em diversas listas da imprensa estadunisense com os melhores filmes do ano.
A 93ª edição do Oscar acontecerá no dia 25 de abril, em Los Angeles. Este ano, Mank foi a produção com mais indicações - 10 ao todo. Nomadland, Judas e o Messias Negro, Bela Vingança, O Som do Silêncio e "Os 7 de Chicago aparecem em seguida, com seis indicações cada.