Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, teve uma sexta-feira (14) agitada. O ex-BBB foi alvo de homofobia após áudios atribuídos ao conselheiro do Sport Flávio Koury, criticando o ex-BBB e fazendo comentários depreciativos vazarem. Diante do fato, Gil do Vigor manifestou sua dor, mas aproveitou para mostrar que continua resistindo ao preconceito e adiantou uma novidade para os seus seguidores: ele irá contar sua história em livro.
- Pernambucano Gilberto, o Gil do Vigor, assina contrato com a Globo
- "Aqui nasceu a leãozada": Gil do Vigor vai à Ilha do Retiro receber camisa personalizada do Sport
- Falas de conselheiro sobre Gil do Vigor revoltam torcida do Sport, que pede sua expulsão
- Vice-presidente do Sport publica nota em apoio a Gil do Vigor
- Conselheiro do Sport diz que áudios falando sobre Gil do Vigor foram tirados de contexto
"Em um dia como esse é cada vez mais importante contar minha história. Estava muito animado para contar isso para vocês. E com o que aconteceu hoje, meu livro - que será lançado pela Globo Livros - virou um ato de resistência também.", escreveu Gil no Twitter.
Quarto colocado na 21ª edição do Big Brother Brasil, Gilberto conquistou o país com seu carisma e colocou em pauta a questão da homoafetividade no reality show. Ele foi responsável pelo primeiro beijo entre dois homens no programa, após se envolver em uma festa com o ator Lucas Penteado.
O pernambucano emocionou o país ao contar sua história de superação através da educação (ele é doutor em Economia e, durante o programa, passou em programas de pós-doutorado nos EUA) e também da sua luta contra o preconceito contra a sua sexualidade. Quando Gilberto ganhou sua primeira prova do líder no reality show, o tema foi "rainbow" (arco-íris), em alusão ao símbolo da comunidade LGBTQIA+.
No programa, Gilberto também falou sobre as várias vezes em que ouviu comentários homofóbicos, inclusive quando foi missionário da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele chegou a dizer, inclusive, que temia a reação de seus ex-colegas devido ao seu processo de libertação e autoaceitação no BBB. Ao sair do confinamento, ele disse ter recebido mensagens de apoio e contou, inclusive, que a igreja começaria a abordar questões ligadas à identidade de gênero.
O economista recebeu manifestações de carinho do público e também de muitos famosos que apontaram a importância de sua participação no programa e como sua história de vida era inspiradora em um país como o Brasil, onde há o maior número de assassinatos contra pessoas LGBTQIA+ no mundo. Nomes como Marcelo Adnet, Pabllo Vittar, Angélica, Clarice Falcão, entre outros, declararam sua admiração por Gilberto.
Sucesso
A participação de Gilberto pelo BBB21 foi marcante. Quarto colocado, ele acumula mais de 13 milhões de seguidores no Instagram, o maior número para um ex-participante homem. Ele também tem sido disputado por marcas famosas para atuar como garoto-propaganda, além de ter assinado contrato com a Rede Globo para participar de atrações da emissora. Especula-se que Gil do Vigor vá ganhar um quadro no Encontro com Fátima Bernardes.