Frequentadores assíduos de redes sociais devem ter se deparado nos últimos meses com o termo 'cringe'. A grosso modo, a palavra de origem inglesa consiste em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por determinada pessoa. Ou seja, algo definido como 'vergonhoso'.
>> 'Memes invertidos' são nova febre da internet; saiba do que se trata
>> Meme do cachorro desconfiado é leiloado por R$20 milhões
>> Anitta e meme das irmãs brigando na hora do parabéns estão no MTV Miaw 2021
A polêmica com o verbete veio à tona nas redes, principalmente, por provocar um debate entre as gerações millenials (1981-1996) e geração Z (final da década de 1990 em diante), para justificar costumes e atitudes. Com isso, figuras públicas, músicas, filmes, entre outros temas, tem sido associados ao que seria "cringe" ou não.
De acordo com o portal Tech Tudo, a produção de conteúdo - principalmente no Twitter - explicando o termo "cringe" e as gerações Millennials e Z (ou GenZ) tem aumentado cada vez mais, fazendo com que o termo continue em alta entre os consumidores digitais. Tuítes contendo listas de atitudes e costumes consideradas "cringe" por parte dos usuários também são frequentes no uso do meme.
VEJA ALGUNS POSTS SOBRE CRINGE: