O influenciador Carlinhos Maia foi condenado a pagar R$ 30 mil, por riscar um quadro da artista sergipana Lau Rocha, em um hotel que estava hospedado em Aracaju. O caso aconteceu em 2019, quando o famoso decidiu fazer piada da obra e desenhar sobre ela. A decisão foi tomada pelo juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível de Aracaju e é passível de recurso.
A ação foi filmada e compartilhada nas redes sociais por Carlinhos Maia, que estava na companhia do seu marido, Lucas Guimarães. Ao ver o quadro de Lau Rocha em seu quarto de hotel, o famoso achou por bem desenhar olhos e boca no rosto da forma que estava pintada. Na sequência, o humorista escreveu: “Os hóspedes desse hotel vão me agradecer".
Após as críticas, o humorista chegou a dizer que tinha autorização da proprietária do hotel para riscar o quadro. Porém, de acordo com a decisão, baseada na lei do direito autoral, o direito de modificação é uma prerrogativa exclusiva do autor da obra.
A proprietária do estabelecimento também é ré na ação. Ela também recebeu condenação pelo valor e deve devolver o quadro à artista.
Sobre a decisão da justiça a artista sergipana disse que o momento é uma vitória importante, que “ exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância”. Na rede social, ela escreveu: "Quero registrar que foi feita justiça no caso da vandalização de obra de arte de minha autoria, com sentença que condenou os responsáveis ao pagamento de indenização e devolução do quadro [...] A quem esteve ao meu lado nessa caminhada, deixo meu agradecimento afetuoso."