Desde 2003, o Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro. A data foi instituída no dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder do povo negro no Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Apesar de ser celebrada há quase duas décadas, a data é considerada feriado em mil cidades brasileiras e nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Amapá.
- Mensagem do Dia da Consciência Negra: veja frases para este 20 de novembro
- Consciência Negra? STJD devolve os três pontos que haviam sido retirados do Brusque
- Festival de cultura encerra a Marcha da Consciência Negra no Recife neste sábado. Confira a programação
- Dia da Consciência Negra: as iniciativas que resgatam e mantêm a ancestralidade afro brasileira em Olinda
Como foi criada a Consciência Negra?
Os movimentos negros reivindicam uma data para relembrar a morte de Zumbi dos Palmares desde 1970. O líder, segundo historiadores, foi executado em 20 de novembro de 1695. "O líder palmarista, apesar de bem protegido, acabou localizado e executado em 20 de novembro de 1695. Sua morte seria comemorada por fazendeiros e autoridades, mas permaneceria firme na memória da população, como símbolo da resistência negra", diz o trecho do livro Enciclopédia Negra (Companhia das Letras).
O que é racismo estrutural
O racismo estrutural é um termo que resume práticas institucionais que colocam os brancos acima de outras raças na sociedade. O Brasil, por exemplo, tem o histórico de escravização de povos negros e indígenas e, apesar de ter leis que garantam a igualdade racial, a sociedade entendeu que, ao longo de gerações, esses povos são inferiores aos brancos.
É feriado no dia 20 de novembro?
Apesar de ser instituído há duas décadas, não é feriado nacional o dia 20 de novembro. Apenas cinco estados e mil municípios brasileiros adotaram, por decretos, o feriado da Consciência Negra. Em Pernambuco, embora tenha área de abrangência dos Palmares, não é feriado estadual.
Como se comemora a Consciência Negra?
Em 2021, Pernambuco terá a Marcha da Consciência Negra. Organizado pela Articulação Negra de Pernambuco e pela Coalizão Negra Por Direitos, a marcha deste ano terá como tema "Povo negro resiste ao genocídio: antes, durante e depois da pandemia!", tendo concentração no Pátio do Carmo, Centro do Recife, a partir das 14h.
Após a Marcha, tem o Festival da Cultura Negra na Praça do Arsenal, a partir das 18h, com grupos, cantores e cantoras, além de DJs.