Após ser hospitalizado por sofrer um AVC isquêmico em casa, Maestro Duda teve alta na noite da última terça-feira (1º). O regente, compositor, arranjador e instrumentista pernambucano de 86 anos estava em seu domicílio, no Centro, quando foi socorrido e levado para um hospital particular na capital pernambucana. De acordo com informações de familiares, ele está se recuperando bem, mas segue sem movimentar completamente o braço direito e a perna direita.
"Estamos procurando um fisioterapeuta e um fonoaudiologia para cuidar realmente dele. Ele precisa desse tratamento e não temos experiência com gente idosa dessa forma", diz o filho Marcos Carneiro da Silva, o "Marquinhos". "Estamos procurando ajuda de tudo quanto é gente. Ele está em casa com a minha mãe. Familiares também estão dando assistência."
A alta estava prevista para a segunda-feira (31), mas só ocorreu no dia seguinte. Ele seguiu no hospital para realizar exames. Já no hospital foi constatada a perda da movimentação completa dos membros.
Maestro Duda já participou da gravação de mais de 100 discos, tendo suas músicas gravadas também no exterior e, dentre as composições, estão frevos, choros e sambas. O pernambucano é também uma referência para o Conservatório Pernambucano de Música, onde atuou como professor-arranjador.
A importância do regente é constantemente lembrada: em 1980, recebeu um prêmio de melhor arranjo de Música Popular Brasileira; em 2011, foi o homenageado do Carnaval do Recife; e em 2010 foi eleito Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Em 2021, foi homenageado pelo Concurso Nordestino de Frevo promovido pela Fundação Joaquim Nabuco.