Um projeto de circuito de artes nas águas de rios do Recife está no radar da Secretaria de Cultura da capital. A ideia é que as obras sejam custeadas a partir de compensações financeiras de empresas. A Usina das Artes, instituição localizada em Água Preta, no interior, está sendo sondada para trabalhar na curadoria.
As informações são do secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello, em recente entrevista ao JC. "Esse projeto começou com uma ideia de consciência ambiental, via Secretaria de Meio Ambiente. O secretário Carlos Ribeiro me procurou e perguntou: 'você acata isso?'. Isso é algo que pode ocorrer com muita frequência", explicou.
"Como as obras precisam fazer compensações financeiras, isso cria um circuito de artes no rio, nos açudes. O cara tá passando aqui de barco e tem uma obra exposta, que tem algum sentido. Procuramos a Usina de Artes para a curadoria, pois a compensação permite a contratação da curadoria."
A expectativa é que o projeto comece a ser executado ainda neste ano. Ele vem chamando a iniciativa de CURVA, sigla para Circuito Urbano de Viagens Artísticas. O secretário revelou que já existe, por exemplo, a ideia de levar uma escultura para a Lagoa do Araçá, localizada na Imbiribeira, Zona Sul.