O Oscar 2022 será realizado neste domingo (27), com transmissão no Brasil a partir das 22h, e mais uma vez existe uma grande expectativa em torno do prêmio de Melhor Ator. O artista que vence essa categoria pode ter sua carreira catapultada de várias formas, como receber mais convites de diretores renomados e maiores cachês.
Neste ano, concorrem veteranos renomados do cinema americano como Will Smith, Denzel Washington e Benedict Cumberbatch, além do jovem Andrew Garfield e do espanhol Javier Bardem - esse último pouco menos conhecido pelo público habituado com o mainstream.
Existem favoritos?
No prêmio do Sindicato de Atores de Hollywood, o Screen Actors Guild Awards (SAG Awards), melhor termômetro para a categoria de ator, quem levou a melhor foi Will Smith, pela sua atuação em “King Richard: Criando Campeãs”.
O longa narra a ascensão improvável de Serena e Venus Williams, que deixaram de treinar em quadras de tênis em ruínas na periferia pobre de Los Angeles para figurar entre as maiores atletas de todos os tempos.
Smith vive o pai, treinador, empresário e maior incentivador das meninas. Ele enfrenta altos e baixos para encontrar um treinador profissional para as filhas nos clubes do Estado, enfrentando rejeição e racismo.
Mais destaques
Quem também tem chances de levar é Benedict Cumberbatch, que vive o brilhante e cruel caubói Phil em "Ataque dos Cães", de Jane Campion. Ao lado do irmão George (Jesse Plemons), ele é dono da maior fazenda de Montana. A relação dos dois vai do céu ao inferno quando George se casa secretamente com a viúva local Rose (Kirsten Dunst). O próprio Cumberbatch afirmou que acredita que o filme desconstrói o arquétipo masculino em torno da figura do caubói.
Denzel Washington entregou uma atuação condizente com a importância do papel: ele vive um dos personagens mais famosos de William Shakespeare em "A Tragédia de Macbeth", nova adaptação de Joel Coen para a peça de 400 anos.
Já Andrew Garfield, conhecido pela franquia de "Homem-Aranha", surpreendeu a crítica com sua performance no musical Tick, Tick… Boom!, do catálogo da Netflix. Adaptação da peça homônima, o filme é um musical autobiográfico feito pelo saudoso Jonathan Larson - conhecido por ser o criador do revolucionário Rent e vivido por Garfield.
O papel de Javier Bardem é o mais polêmico. Em “Apresentando os Ricardos”, de Aaron Sorkin, o espanhol vive um personagem latino, mais especificamente cubano. Ocorre que a sua atuação foi considerada uma caricatura quase grotesca dos maiores estereótipos do homem latina na mídia norte-americana.
Confira a lista de indicados a Melhor Ator
- Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
- Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
- Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!
- Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
- Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
Confira a lista de indicados a Melhor Ator Coadjuvante
- Ciarán Hinds, por Belfast
- Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
- Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
- J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
- Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães