O café é uma bebida tão importante, mas tão marcante, que tem três datas de comemoração. Neste 14 de abril, a indústria celebra o Dia Mundial do Café, como a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
No Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Café em 24 de maio, data do início da colheita do grão. E ainda tem 1º de outubro como o Dia Internacional do Café, por recomendação da Organização Internacional do Café (OIC), para celebrar esse precioso grão ao redor do mundo.
Mas, falando do café, especificamente, o café brasileiro “nasceu” em 1727, quando o alferes brasileiro Francisco de Melo Palheta (1670 - 1750) trouxe da Guiana Francesa mudas e grãos de café, por generosidade da madame d’Orvilliers, mulher do governador da província. Foi assim que o Brasil deu início às primeiras plantações e, hoje, somos o mais produtor de café do mundo.
No Brasil, as regiões onde mais se produz café são o Sudeste da Bahia, o Cerrado e no Sul de Minas Gerais, o Oeste do Espírito Santo, o Norte de São Paulo e o centro do Paraná. Em Pernambuco, Taquaritinga do Norte e Triunfo despontam como produtoras de cafés especiais.
Café faz bem para a saúde
Deixando de lado essa importante história, seria fundamental salientar os efeitos do café no organismo. O café é um fruto rico em antioxidantes que desempenha o papel de impedir que as células do corpo humano entrem em processo de oxidação, combatendo o envelhecimento. Logo, tomar café com moderação ajuda a envelhecer de forma saudável.
Mas, então, qual seria a quantidade ideal de café? Estudos apontam que até cinco xícaras (no total, 250 ml) é a quantidade que deve ser ingerida por dia. Contudo, é bom lembrar que a cafeína, substância encontrada no café, é altamente estimulante e que se de um lado mantém a mente concentrada, ligada, antenada; por outro, pode deixar você mais acelerado. Cuidado!
Como preparar café coado
Por fim, para celebrar o Dia Mundial do Café, gostaria de deixar uma dica de preparo no mais tradicional método que é o café coado. Seja o coador de pano ou o coador de papel:
- Separe 10g de café moído - caso você não tenha uma balança em casa, uma colher de sopa comporta 10g [é sempre recomendável comprar café em grãos e moer na hora em que vai passar].
- Coloque a água para esquentar [a qualidade da água vai determinar o sabor do seu café. De preferência filtrada ou mineral. Evite água da torneira por causa do cloro].
- Quando a chaleira estiver chiando, antes de ferver, desligue o fogo.
- Escalde o coador e dispense essa água [é importante escaldar o coador para tirar as impurezas do papel ou a sujeira do pano].
- Logo depois, coloque o pó de café no coador, despeje água quente por cima, espere uns 30 segundos [para que o pó fique umedecido] e por fim, passe o seu café. Lembrando que se você está usando 10g de pó de café, a medida ideal seria 100ml de água.
Beba com paixão!
Um abraço, bom café!