De "Parasita", de Bong Joon Ho, a "Roung 6", fenômeno da Netflix, passando ainda pelo K-Pop, a indústria cultural sul-coreana vem se estabelecendo como uma das mais efervescentes do mundo.
Numa parceria com a embaixada da Coreia do Sul, o Cinema da Fundação realizará uma mostra exclusiva de cinema sul-coreano entre 23 e 25 de setembro, na sala do Derby, área central do Recife.
Os ingressos para a mostra serão distribuídos gratuitamente pelo site Eventbrite com 72 horas antes de cada sessão do evento. As entradas também estarão disponíveis na bilheteria do cinema.
Na mostra, quase todos filmes são da década passada. "Linha de Frente" (2013), de Jang Hoone, traz uma visão do final da guerra entre as coreias, sendo ambientando em 1951. Ainda sobre história, "Kundo: Era Fora de Controle" (2014), de Jong-Bin Yun Yoon, acompanha um grupo de criminosos que se rebela contra uma dinastia.
Ainda há espaço para comédia romântica, com "Meu amor, Minha Noiva" (2014), de Lim Chan-sang, e "Tudo sobre minha esposa" (2012), de Min Kyu Dong. Confira a programação completa no final da matéria.
Cinema coreano na Fundação Joaquim Nabuco
"Recentemente, conteúdos coreanos têm ganhado grande fama no Brasil, aumentando o interesse dos brasileiros sobre a cultura coreana", diz Yu Hyun Kim, diplomata e Terceira Secretária da Embaixada da Coreia do sul no Brasil.
"Assim, a Embaixada da República da Coreia, com o intuito de proporcionar a oportunidade de o povo brasileiro ter contato com uma diversidade de filmes coreanos, resolveu promover a Mostra de Cinema Coreano em Pernambuco".
Desde o começo dos anos 2000 que a produção cinematográfica coreana ganhou espaço na programação do Cinema da Fundação. Foi nas salas Derby e Museu que os cinéfilos pernambucanos puderam assistir a filmes como "Old Boy", "O Hospedeiro" e "Em Chamas e Na Praia à Noite Sozinha".
"A cinematografia sul-coreana está bem estabelecida com o surgimento de grandes autores, muitos deles consagrados em festivais mundiais", analisa o jornalista Ernesto Barros, coordenador do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana.
"O interessante dessa mostra é a oportunidade que teremos em conhecer um pouco mais sobre a produção sul-coreana, que rivaliza de igual para igual com cinema hollywoodiano, a partir do trabalho de diretores que dificilmente chegarão ao circuito comercial". A maior parte dos filmes, informa o coordenador, foi realizada na década passada, quando o cinema coreano estava conquistando o mundo.
Confira a programação da mostra de cinema coreano na Fundaj:
23/09
14h - A Linha de Frente, de Jang Hoon
17h- Kundo: Era Fora de Controle, de Jong-bin Yun Yoon
20h - Um Dia Díficil
24/09
14h - Tudo sobre Minha Esposa
17h - Os Ladrões
20h - Meu Amor, Minha Noiva
25/09
14h - Sinceramente, Grandemente
17h - O Túnel
20h - Luck- Key