O pedagogo Gilberto Sobral Magalhães é o novo Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, no Estado de Pernambuco. A nomeação foi publicada em portaria do Diário Oficial da União nesta quarta-feira (3).
O cargo estava vago desde que o professor Jacques Ribemboim pediu exoneração do cargo, em março, após aprovar o controverso projeto a construção de um Zeppelin na cobertura de prédios tombados do Marco Zero do Recife. Ribemboim alegou exigências do calendário eleitoral ao deixar o Iphan.
A indicação de Gilberto Sobral ocorre a partir de uma articulação política da senadora Teresa Leitão (PT) e do deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV).
Até o momento, ele ocupava o cargo de Coordenador de Integração Institucional na Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, também vinculada ao governo federal, no Ministério da Educação.
Trajetória
A vida pública do novo Superintendente começou nos anos 1980, como Chefe de Gabinete da Prefeitura de Olinda (1989), onde também foi Assessor Especial (1990); Diretor de Cultura (2001-2002) e Turismo (2003); e
Secretário Municipal (2017-2018).
Em administrações municipais, também foi Secretário de Administração, Governo e Planejamento de Sairé (2005-2006); Secretário de Comunicação de Camaragibe (2006-2008); e Assessor da Prefeitura do Recife (2020-2021).
Também foi Assessor Técnico de Comissão da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (2003-2004); e Assistente parlamentar no Congresso Nacional (2004-2005).
Por oito anos, apresentou o programa Papo de Boteco, que abordava a cultura de forma didática, exibido na TV Nova, afiliada da TV Cultura, onde, por 2 anos, também fui Diretor de Programação.
Iphan
A atuação do Iphan em Pernambuco data de 1937, com a criação do 1º Distrito do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Até 1980, a gestão do patrimônio abrangia não só Pernambuco, mas também os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
A partir de 2022, a Superintendência do Iphan em Pernambuco está instalada em sua nova sede própria, no Anexo denominado Rosa III, bem oriundo da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e integrante do pátio ferroviário da Estação Central do Recife, sendo um dos 03 edifícios que o compõe. Situado na Praça Visconde de Mauá, s/n, bairro de São José, Recife-.
PAC Seleções
Recentemente, o Novo PAC Seleções 2023 divulgou o resultado de um chamamento público para recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais, com tombamento federal, em Pernambuco.
Serão contemplados seis bens culturais: as Ruínas da Misericórdia, em Igarassu; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Conjunto dos Chalés do Carmo, em Olinda; Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife; Teatro Santo Isabel, no Recife; e Convento de Santo Antônio, em Sirinhaém.
Dentre os selecionados, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ficará responsável pela execução dos projetos dos Chalés do Carmo, e do Sítio Pai Adão, no Recife.