Começa hoje a oitava edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest). O evento acontece a partir das 19h, no Teatro do Parque, com a exibição dos curtas das Mostras Competitivas. A programação no Recife segue até sábado (20), incluindo a Mostra Div.A - Diversidade em Animação; a Mostra Internacional; a exibição de um longa e lançamento de livro.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, na terça, quinta e sexta-feira, a partir das 18h. Na quarta-feira e no sábado, às 17h. Em março deste ano, o Recifest realizou uma edição totalmente online, também com filmes, rodas de diálogo e oficinas, mas de maneira remota.
Para ter acesso ao festival, é preciso ser maior de 16 anos e apresentar comprovante de vacinação. Cada sessão ficará disponível também online, até as 19h do dia seguinte, no Recifest Play, área do site oficial. Junto aos filmes, o festival apresenta performances, lançamento do livro Três rapazes e um quarto, de Biu da Silva, ações como o Recifest nas Escolas e Recifest nas Comunidades, além de atividades de formação que englobam oficinas, masterclasses e rodas de diálogos.
- 2º Recifest começa nesta terça (11) com 39 filmes de 10 países
- Recifest, festival de cinema LGBT no Recife, tem inscrições até dia 25 de agosto
- Recifest abre as portas para o cinema da diversidade
- Recifest ganha edição online com atividades gratuitas
- Recifest resiste em versão online a partir desta sexta-feira (26)
A primeira sessão das Mostras Competitivas, Areias Escaldantes, apresenta seis curtas metragens, de Pernambuco e do Ceará, com duração total de 75 minutos.
O Recifest registrou inscrições de mais de 240 produções, de 23 estados do Brasil e do Distrito Federal. Deste total, foram selecionados 27 filmes pela curadoria formada por André Antônio, Anti Ribeiro e Felipe André Silva. Todos os filmes concorrentes foram lançados a partir de janeiro de 2019 e possuem duração máxima de 30 minutos.
PREMIAÇÃO
As obras inscritas na mostra competitiva concorrerão aos prêmios de Melhor Filme em duas categorias: Filme Pernambucano e Filme Nacional. A primeira é destinada aos curtas com produtoras e/ou diretores pernambucanos. A segunda categoria é para filmes realizados em todo o território nacional.
Os filmes serão premiados por um júri oficial e também a partir da escolha do público, que votará por meio de um formulário online disponibilizado pela organização. Tanto na premiação oficial, quanto na escolha popular, o vencedor de cada categoria leva o prêmio de R$ 2,5 mil.
Além das premiações em dinheiro, o Recifest vai conceder troféus para as categorias de Melhor Direção em Curta-Metragem; Melhor Roteiro em Curta-Metragem; Melhor Interpretação em Curta-Metragem e Melhor Direção de Arte. Haverá ainda premiações em serviços, como as parcerias com a Academia Internacional de Cinema- AIC, que dará uma vaga no curso de assistente de direção, e a finalizadora MISTIKA, que cederá serviços de finalização de imagens para algum dos concorrentes.
CUIDADOS
A organização reforça que serão tomados todos os cuidados para evitar a infeção pelo novo coronavírus, como a exigência do uso de máscaras. A programação completa e outras informações sobre o 8° Recifest estão disponíveis no endereço recifest.com.br. O Teatro do Parque fica na Rua do Hospício, 81, bairro da Boa Vista.