O Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2023 definiu, nesta terça-feira (30), os seis longas pré-selecionados para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional, antiga categoria de Melhor Estrangeiro. De uma lista de 28 inscritos, foram selecionados A Mãe, de Cristiano Burlan; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Carvão, de Carolina Markowicz; Marte Um, de Gabriel Martins; Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, do pernambucano Marcelo Gomes.
O representante brasileiro de fato será definido na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais formou a Comissão de Seleção com 25 membros, que se reuniram de forma online.
Pelas regras da Academia de Hollywood, a data final dos inscritos para todas as categorias do Oscar é 15 de novembro. Quase no final do ano, em 21 de dezembro, será anunciada uma lista prévia de finalistas. O anúncio definitivo dos postulantes ao Oscar será feito no dia 24 de janeiro de 2023 e a cerimônia está marcada para o domingo 12 de março, em Los Angeles.
Filmes selecionados
A Viagem de Pedro, que estreia nos cinemas na quinta-feira (1º de setembro), ganha sessão de pré-estreia nesta terça-feira (31), às 19h, no Cineteatro do Parque. Haverá debate com a diretora Laís Bodanzky.
A Mãe, de Cristiano Burlan, não tem data de estreia ainda. O filme rendeu um Kikito para a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, no Festival de Gramado.
Carvão, de Carolina Markowicz, com Maeve Jinkings no elenco, está previsto para estrear só em 2023.
Marte Um, de Gabriel Martins, está atualmente em cartaz nos cinemas.
Pacificado, de Paxton Winters, entrou em distribuição neste mês de agosto.
Paloma, do pernambucano Marcelo Gomes, deverá chegar aos cinemas ainda neste semestre.