Avião que transportava Gabriel Diniz não podia fazer táxi-aéreo, diz Anac

A conclusão da Anac foi divulgada quase um ano depois da tragédia
Thalis Araújo
Publicado em 18/05/2020 às 20:12
O cantor Gabriel Diniz Foto: LUIZ FABIANO/DIVULGAÇÃO


Quase um ano depois da tragédia que matou o cantor Gabriel Diniz, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu que o avião de matrícula PT-KLO, que transportava o cantor, não podia fazer o serviço de táxi-aéreo, pois era registrado apenas para a categoria de "instrução". Além de "GD", os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias morreram na tragédia.

>> Relembre artistas que morreram em turnê como Gabriel Diniz

>> Confira o especial do SJCC: "O nome dele era Gabriel Diniz"

Por meio de nota, a Anac afirmou que, assim que aconteceu o acidente, suspendeu as atividades do Aeroclube de Alagoas, responsável pela aeronave e que cinco autos de infração foram emitidos ao aeroclube, que estão em processo de julgamento. A Agência também emitiu ofício à Polícia Federal de Alagoas informando o resultado das apurações feitas pela Anac.

>> 'Eu desmoronei, não acreditei', diz percussionista sobre morte de Gabriel Diniz

As investigações sobre as causas do acidente são conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), em Pernambuco, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

Morre Gabriel Diniz, o cantor de "Jenifer"

Era uma segunda-feira, 27 de maio de 2019, quando o cantor Gabriel Diniz, mais conhecido como "GD", viajava para Maceió (AL) para comemorar, com uma surpresa, o aniversário de 25 anos da sua namorada, Caroline Calheiros, quando a tragédia aconteceu. Por volta das 12h30 daquele dia, o avião de pequeno porte caiu próximo ao povoado de Porto do Mato, em Estância, na região Sul de Sergipe, um lugar de difícil acesso. Gabriel ficou conhecido por diversos hits, como, por exemplo, além de "Jenifer", "Acabou, acabou" e "Paraquedas".

>> Karoline Calheiros, namorada de Gabriel Diniz, publica homenagem ao cantor

"GD" ficou conhecido nacionalmente pelo hit "Jenifer", o mais tocado nas rádios nacionais durante o verão daquele ano. Na semana seguinte, ele faria shows em Pernambuco, no São João de Caruaru, e o São João da Capitá, no Classic Hall.

Engenheiro eletricista, o piloto Linaldo Xavier se dividia entre sua profissão e a aviação executiva. Além dele, o outro piloto da aeronave era Abraão Farias, que também faleceu com a queda do monomotor.

Velório do cantor

No outro dia, sob forte comoção, fãs, amigos e familiares de Gabriel Diniz se despediram do artista que estava no auge do sucesso. O corpo foi enterrado no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa (PB).

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem -

>> Muita emoção no adeus a Gabriel Diniz na Paraíba

"Era o dia"

“Era o dia”. Foi assim que Cizinato Francisco Diniz, pai do cantor Gabriel Diniz, se referiu à morte do filho, em entrevista, durante velório do cantor.

"No dia que ele fechou o voo, eu pensei que ia acontecer. Não tive coragem de falar para ele, mas eu senti que poderia dar errado, não senti firmeza, não senti alegria e realmente aconteceu. Se não fosse o avião, seria a balsa, o ônibus, alguma coisa. Era o dia. Vai ser o meu dia, o seu. Fale para as pessoas que você ama enquanto elas estão vivas e eu disse para ele várias vezes " - Cizinato Diniz - Pai de Gabriel Diniz

Reveja a entrevista de Gabriel Diniz na TV JC

No dia 10 de abril de 2018, Gabriel Diniz esteve no programa Ponto de Entrevista, da TV JC.

Relembre também a música "Jenifer", de Gabriel Diniz

>> Mariana Xavier, atriz que interpretou 'Jenifer', faz homenagem a Gabriel Diniz

>> Entenda como surgiu 'Jenifer', sucesso do cantor Gabriel Diniz


TAGS
jornal do commercio cultura música Gabriel Diniz
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory