Marisa Monte está de volta aos palcos em turnê solo após uma década da anterior e depois das fases duríssimas da pandemia. "Portas" chega ao Recife, neste fim de semana — em duas sessões no Classic Hall, neste sábado (dia 30, às 22h, com bilheteria já esgotada) e domingo (1º, às 20h) —, para o encantamento sonoro que a artista tão bem sabe conseguir, e também para provocar um deslumbramento visual.
No repertório constam 11 das faixas do álbum "Portas", lançado em 1º de julho do ano passado, mais músicas da carreira, num roteiro que se estende por cerca de duas horas. A abertura é com a música "Pelo Tempo que Durar", escolhida a dedo. "Achei que essa música minha e da Adriana Calcanhotto seria uma bela maneira de receber as pessoas: 'Nada vai permanecer/ No estado em que está/ Eu só penso em ver você/ Eu só quero te encontrar'."
O deslumbramento visual, algo que ela já havia criado na turnê anterior, "Verdade, uma Ilusão", é conseguido ao utilizar projeções de obras da artista plástica Lúcia Koch na série "Fundos", em que trabalha a partir de caixas formando ambientes arquitetônicos com luzes e sombras. "A ideia era criar um diálogo entre o mundo interior, o isolamento, o confinamento, e o mundo exterior, através da imaginação, do sonho, do poético e do lúdico", diz Marisa Monte, em entrevista por e-mail.
O que Marisa Monte nos propõe neste show parece ser, no coletivo, um lugar seguro (a sua voz) para voltar a sonhar (com a ajuda das imagens).
O público do Recife a marca de uma forma em particular: "Sempre me recebeu calorosamente, numa troca intensa e gratificante. É sempre uma alegria voltar à cidade onde tenho vários amigos, lugares que eu gosto de visitar, seja para cantar ou pra passear. É um público muito intelectualizado, exigente e generoso. Pernambuco sempre é inspirador para mim".
De modo geral, Marisa Monte conta que esse reencontro com o público tem trazido uma emoção especial. A artista já ouviu relatos de pessoas saindo de casa pela primeira vez, desde o início da pandemia, para ir ao seu show:
"Tem sido imensamente emocionante encontrar com tantos amigos, fãs e com o público para celebrar a vida através da música. Arte nos conecta com a criatividade, com o imaginário, a um plano existencial superiormente interessante. Uma porta poética que se abre para intuição, para a beleza, para as lembranças, para os afetos que nos transportam para outros lugares e tempos, e que nos dá suporte para suportar o insuportável. Depois de tanto tempo e de uma fase tão cheia de incertezas, nos shows que fiz até agora, encontrei relatos de pessoas saindo pela primeira vez de casa para um evento desde 2020. Isso acrescenta uma emoção diferente, repleta de saudade e alívio, cheia de alegria."
A direção geral do show "Portas" é de Marisa Monte, que estará acompanhada dos músicos Dadi (baixo, teclado e guitarra); Davi Moraes (guitarras); o pernambucano Pupillo (bateria); Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e voz); Chico Brown (teclado, guitarra, baixo e voz); Antonio Neves (trombone, adaptações e arranjos de metais), Eduardo Santanna (trompete e flugelhorn) e Lessa (flauta e sax).
Marisa Monte veste figurino de Renata Correa e divide a concepção visual do espetáculo com Cláudio Torres e Batman Zavareze, também diretor de arte.
Os ingressos para o show de domingo (1º) ainda estao à venda na bilheteria do Classic Hall e no site Eventim. Custa a partir de R$ 120.
Confira o repertório completo
PELO TEMPO QUE DURAR (Marisa Monte/Adriana Calcanhotto)
PORTAS (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Dadi)
QUANTO TEMPO (Marisa Monte/Pedro Baby/Pretinho da Serrinha)
MARIA DE VERDADE (Carlinhos Brown)
VILAREJO (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown/Pedro Baby)
A LÍNGUA DOS ANIMAIS (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Dadi)
INFINITO PARTICULAR (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
PRAIA VERMELHA (Marisa Monte/Nando Reis)
AINDA BEM (Marisa Monte/Arnaldo Antunes)
BEIJA EU (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Arto Lindsay)
TOTALMENTE SEU (Marisa Monte/Lucio Silva/Lucas Silva)
AINDA LEMBRO (Marisa Monte/Nando Reis)
O QUE ME IMPORTA (Cury)
PRECISO ME ENCONTRAR (Candeia)
VENTO SARDO (Marisa Monte/Jorge Drexler)
A SUA (Marisa Monte)
DÉJÀ VU (Marisa Monte/Chico Brown)
DEPOIS (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
CALMA (Marisa Monte/Chico Brown)
EU SEI (Marisa Monte)
VELHA INFÂNCIA (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown/Pedro Baby/Davi Moraes)
SEO ZÉ (Marisa Monte/Carlinhos Brown/Nando Reis)
ELEGANTE AMANHECER (Marisa Monte/Pretinho da Serrinha)
LENDA DAS SEREIAS (Vicente Mattos/Dinoel/Arlindo Velloso)
VOCÊ NÃO LIGA (Marisa Monte/Marcelo Camelo)
NA ESTRADA (Marisa Monte/Carlinhos Brown/Nando Reis)
NÃO VÁ EMBORA (Marisa Monte/Arnaldo Antunes)
MAGAMALABARES (Carlinhos Brown)
COMIDA (Arnaldo Antunes/Marcelo Frommer/Sergio Britto)
PRA MELHORAR (Marisa Monte/Seu Jorge/Flor)
JÁ SEI NAMORAR (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
BEM QUE SE QUIS (Pino Daniele/Tradução: Nelson Motta)