Uma fala da apresentadora do MasterChef, a jornalista Ana Paula Padrão, está sendo alvo de críticas nas redes sociais. Na edição desta terça-feira (7), os participantes tinham que preparar pratos com carnes exóticas, dentre elas, a de bode. Celebridade convidada do programa, o humorista Rafael Cortez foi questionado pela chef Helena Rizzo sobre qual alimento não comeria, o ex-CQC citou a carne de bode: "É um bicho incomível".
Neste momento, Ana Paula responde: "No interior de Pernambuco, por exemplo, é um prato muito comum porque é um prato de fome. É um prato de quem tem muito pouca coisa". Após a afirmação, os jurados do MasterChef concordaram com a apresentadora. Na web, porém, internautas repercutiram o trecho dizendo que desinformação e xenofobia.
- Antônia Fontenelle chama DJ Ivis de "paraíba" e Julliete rebate: "Xenofobia"
- Ana Maria Braga é acusada de xenofobia após homenagem a asiáticos; confira o vídeo
- Juliette rebate discurso de Antônia Fontenelle: "É xenofobia"
- Acusada de xenofobia, Antônia Fontenelle é intimada a depor no Rio de Janeiro
- Ex-BBB João Luiz é acusado de xenofobia. Entenda
"Todas as outras carnes são 'iguarias', mas quando se trata da carne de bode é carne de quem passa fome... Para com isso, Ana Paula Padrão", disse um internauta. "Que comentário preconceituoso da Ana Paula. Falar que as pessoas não tem oque comer e por isso se alimentam de carne de bode, aprenda sobre a cultura e a população nordestina antes de realizar esse tipo de comentário PRECONCEITUOSO", criticou outra.
Ana Paula Padrão se posiciona
Depois da repercussão, Ana Paula usou o stories do Instagram para explicar o contexto da fala e pedir desculpa que, para ela, pareceu preconceituoso. Segundo ela, anos atrás, comeu um carne guisada na casa de um amigo, no Recife, e descobriu que se tratava de carne de bode. O amigo em questão, nascido em Cabrobó, no Sertão pernambucano, explicou a origem do uso da carne de bode nos pratos da região dizendo que por muito tempo esta era uma das poucas fontes de proteína animal.
"É claro que nos últimos 20 anos já houve um desenvolvimento muito grande na região e na culinária. Mas estou aqui para pedir desculpas. Muito humildemente, pedir desculpa. Nem tudo que a gente grava vai ar e a frase que usei não reflete o que eu penso, nem o que eu estudei da região, nem a minha história, e tão pouco a história do MasterChef (...) Me desculpa porque realmente pareceu um pouco preconceituoso", explicou.