RETOMADA

Veja atividades que avançam em Pernambuco no Plano de Convivência com a covid-19

A ampliação da capacidade e horário de funcionamento dos serviços de alimentação e liberação de cinemas, eventos sociais e culturais nas cidades que avançam para a nona etapa da programação de retomada e a reabertura total do turismo em Fernando de Noronha estão entre os destaques

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/09/2020 às 18:38
REPRODUÇAÕ DE VÍDEO
Governo anunciou nesta quarta-feira (23) avanço na retomada de atividades - FOTO: REPRODUÇAÕ DE VÍDEO
Leitura:

O governo de Pernambuco fez, nesta quarta-feira (23), em coletiva de imprensa, uma série de anúncios relacionados ao avanço do Estado no Plano de Convivência com a covid-19. A ampliação da capacidade e horário de funcionamento dos serviços de alimentação e liberação de cinemas, eventos sociais e culturais nas cidades que avançam para a nona etapa da programação de retomada e a reabertura total do turismo em Fernando de Noronha estão entre os destaques.

>> Veja quando Pernambuco vai entrar no 'novo normal' no Plano de Convivência

>> Veja onde bares e restaurantes poderão funcionar até meia-noite e com 70% da capacidade

>> Pernambuco libera volta dos cinemas e eventos sociais; saiba onde haverá retomada

>> Governo de Pernambuco anuncia data para reabertura total do turismo em Fernando de Noronha

Na coletiva, foi divulgada também a data estimada para que o Estado entre na fase do 'novo normal' no Plano de Convivência. A expectativa do governo é de que, no dia 9 de novembro, todos os setores da economia em Pernambuco tenham retomado suas atividades seguindo os protocolos específicos de segurança baseados em distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação, para evitar o contágio pela covid-19.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, ponderou que, na última etapa, “teremos todas as atividades econômicas permitidas a voltar a funcionar com cargas específicas, pois enquanto não tivermos uma vacina ou medicamento eficaz, devemos aprender a conviver com o coronavírus, sempre obedecendo os protocolos de funcionamento nos seus três eixos: higiene, distanciamento social e comunicação e monitoramento”.

Saiba abaixo todas as atividades que serão retomadas nos próximos dias:

Reabertura total do turismo em Fernando de Noronha

A partir de 10 de outubro, o turismo na ilha, a 540 km do Recife, estará reaberto para todos os visitantes, não apenas aos que já foram contaminados pela covid-19. Desde o dia 1º de setembro, estava autorizado apenas o desembarque de turistas que comprovassem a cicatriz imunológica deixada pela infecção do novo coronavírus.

Apesar da reabertura ampla, o turista que não tem a cicatriz imunológica deverá realizar um teste RT-PCR (nariz e garganta) para covid-19 no dia anterior ou , no máximo, no momento do embarque. Com o resultado negativo, o vistante poderá entrar no arquipélago. O turista também terá que fazer o download do aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing, que permite a rastrear por onde ele passou durante sua estadia na ilha. O serviço poderá ajudar o governo do Estado a identificar com quem o turista teve contato caso ele teste positivo para o coronavírus ao sair do arquipélago.

Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, dando melhor rastreabilidade e controle da doença. Quando alguma pessoa, também usuária, sinaliza que está contaminada, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

No desembarque no arquipélago serão seguidas as regras já em vigor para todos que chegam à ilha. Será feita a medição de temperatura e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. E também é necessário obedecer ao distanciamento social de 1,5 metro na área do aeroporto. Além disso, é necessário seguir as normas de higiene e segurança como uso de máscara em locais públicos, sob pena de multa caso não seja utilizada, e a higienização das mãos.

Outro teste será realizado no Aeroporto de Fernando de Noronha no momento que o visitante deixar a ilha. Caso o exame confirme a infecção, o turista não é impedido de deixar a ilha, mas o teste é considerado importantes para que as autoridades identifiquem as possíveis pessoas que mantiveram contato com ele. "Essa reabertura só vai ocorrer devido a responsabilidade que o Governo de Pernambuco tratou a pandemia no Estado", afirmou o administrador do arquipélago Guilherme Rocha.

Já o secretário de Saúde do Estado, André Longo, reforçou que o avanço para essa retomada do turismo acontece no momento em que não há transmissão comunitária na ilha. "Noronha está sendo alvo de uma pesquisa de incidência e prevalência, feita por quatro institutos. Já foram feitos mais de 1.600 testes, o que significa cerca de um terço da população local. Os resultados mostram que não há essa transmissão comunitária e, talvez, até onde sabemos, é o único território nacional com essa característica", explicou.

Volta dos cinemas e eventos sociais e culturais

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou a reabertura de cinemas e volta dos eventos sociais e culturais em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e parte do Agreste, incluindo Caruaru, a partir das próxima segunda-feira (28). Trata-se de um avanço, nessas regiões para a etapa nove do Plano de Convivência com a covid-19 no Estado.

"A macro I, que compreende a Região Metropolitana, Zona da Mata e parte do Agreste, assim como a Geres de Caruaru, avançam para a etapa 9, podendo funcionar os eventos sociais - como casamentos, batizados e aniversários -, os eventos culturais - cinemas, teatros, apresentações e similares. Esses eventos possuem protocolos específicos que publicamos em nosso site", disse Schwambach.

Apesar da liberação, a quantidade de pessoas será limitada a 100 tanto nos cinemas quanto nos eventos ou a 30% da capacidade do local (dando preferência ao número menor). O horário de funcionamento será de 6h às 0h. O protocolo sanitárias com as regras para a realização desses eventos, no entanto, só deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (25).

De acordo com o secretário, a liberação foi possível graças a estabilização dos casos em Pernambuco e ao comportamento da retomada da economia. "As datas de reabertura estão definidas, mas a liberação efetiva vai depender do comportamento das regiões. Também poderá ocorrer um aumento da capacidade para 300 pessoas e 50% da lotação do local", adianta.

No caso dos eventos sociais, o governo se refere a comemorações em geral e casamentos, batizados e festas. Para esses vale a mesma regra de capacidade máxima de 100 pessoas e 30% da lotação. Os museus e exposições também entram nessa liberação.

Ampliação da capacidade de bares e restaurantes

O setor de bares e restaurantes, um dos últimos a ter autorização para funcionar na retomada da economia, terá suas normas de funcionamento flexibilizadas a partir desta quinta-feira (24) em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou que os estabelecimentos poderão funcionar no horário das 6h até meia noite. Desde a reabertura, no dia 20 de julho, os bares estavam funcionando até às 22h.

Outra mudança é a flexibilização da capacidade máxima dos ambientes. Na reabertura essa restrição ficou em 50% e agora vai subir para 70%, garantindo a presença de um número maior de clientes dentro dos estabelecimentos. Apesar das novas regras, os bares e restaurantes precisam manter os protocolos específicos para o setor, estabelecidos pelo governo de distanciamento social e higiene.

"O avanço é para quem estiver na etapa nove, mas para as cidades das Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares e Caruaru, que estarão na nona etapa a partir da próxima semana, estamos, excepcionalmente, antecipando para esta quinta-feira (24)", explicou o secretário.

Cidades que avançarão para a etapa 9 do Plano de Convivência

I Gerência Regional de Saúde

Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II Gerência Regional de Saúde

Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

III Gerência Regional de Saúde

Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

IV Gerência Regional de Saúde

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

XII Gerência Regional de Saúde

Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Cidades que avançarão para a etapa 8 do Plano de Convivência

Na segunda-feira (28), as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da etapa sete para a etapa oito, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores.

IX Gerência Regional de Saúde

Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X Gerência Regional de Saúde

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
Dos 127 casos, 126 estão recuperados e um paciente está em quarentena - FOTO:HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias