PANDEMIA

Saiba o que abre e o que fecha em Pernambuco com as novas restrições contra a covid-19

A medida tem como objetivo reduzir o índice de transmissão da covid-19 no Estado

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 03/03/2021 às 11:05 | Atualizado em 04/03/2021 às 13:42
O comércio de rua não essencial terá que fechar às 20h nos dias úteis e não poderá abrir para o público nos fins de semana - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco publicou nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial, o decreto que estabelece novas restrições em relação a atividades sociais e econômicas entre os dias 3 e 17 de março. Assim, nesse período, nos 184 municípios do Estado, atividades não essenciais estão proibidas de funcionar entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e em qualquer horário nos finais de semana. A medida tem como objetivo reduzir o índice de transmissão da covid-19 no Estado.

"A atividade comercial se estende até as 20h de segunda a sexta. Sábado e domingo todas as atividades não essenciais vão fechar; bares, restaurantes, lanchonetes, floricultura, academia, casas de massagem, cabeleireiro. As padarias, por exemplo, são serviços essenciais. Só vai poder funcionar o balcão, a parte de conveniência, de self-service estará fechada; da mesma forma nos postos de gasolina. Os postos de combustíveis são atividades essenciais, como supermercado, padarias, farmácia, hospitais veterinários e de assistência às pessoas", explicou o secretário Pedro Eurico, em entrevista à Rádio Jornal.

Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha, as restrições são menos duras. Estão vedadas as atividades econômicas e sociais apenas no período de 22h às 5h do dia seguinte, todos os dias, inclusive nos finais de semana.

O decreto traz que as operações de pouso e decolagem de aeronaves no arquipélago devem observar os protocolos específicos para admissão de turistas, de moradores regulares ou temporários e de servidores públicos e profissionais da iniciativa privada que desempenharem atividades profissionais na ilha.

Estabelecimentos e serviços autorizados a funcionar no período de restrições

>> Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana

>> Praias de Pernambuco estarão fechadas nos finais de semana; exceção é para prática de atividades esportivas individuais

>> Shoppings, bares e restaurantes de Pernambuco anunciam reforço nos protocolos anticovid, mas cobram ação do governo

Leia a íntegra do decreto

Jornal do Commercio
 

Possibilidade de lockdown


Durante entrevista, Pedro Eurico afirmou que os números de contaminações da pandemia são acompanhados de hora em hora em Pernambuco, e que as medidas tomadas no momento foram aconselhadas por autoridades sanitárias. Ele, no entanto, não descarta um possível lockdown caso a ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cresça no Estado. 
"Esperamos nesses 15 dias com dois fins de semana de restrições mais fortes, e durante a semana, que o nível da crise da curva comece a inverter e cair. Não tenho dúvida que se a situação se agravar, tomaremos todas as medidas necessárias. Não queremos chegar, como a Bahia, e decretar um lockdown depois das pessoas estarem nas calçadas para entrar nas enfermarias", disse.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS