A Vale, empresa de mineração com sede no Brasil, abriu nesta segunda-feira (17) mil vagas para o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz. Os postos de trabalho estão distribuídos nos estados de Minas Gerais, Pará, Bahia, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Esse programa é apontado pela Vale como uma das principais portas de entrada para começar a carreira na empresa.
- O Boticário abre vagas de estágio para estudantes de todo o Brasil; saiba como se inscrever
- Brasil tem pelo menos 78 concursos e seleções abertos para preencher mais de 10 mil vagas; veja lista
- SESI-PE abre 200 vagas para cursos gratuitos
Estão aptas para se candidatar às vagas pessoas com idade entre 18 e 22 anos e ensino médio completo. A duração do programa é de até dois anos. Durante esse período, o Jovem Aprendiz vai passar por uma capacitação teórica e prática nas áreas de eletromecânica industrial, operação de equipamentos e serviços administrativos.
As inscrições podem ser feitas através do site da Vale, de 17 a 31 de maio. Os candidatos devem se inscrever para as vagas nos estados onde residem, ainda que atualmente muitas unidades estejam funcionando no esquema de home office devido à pandemia da covid-19. É preciso disponibilidade para trabalhar durante o período de 6h.
O jovem aprendiz que trabalha na Vale tem direito a uma série de benefícios, entre eles o Apoiar - Programa de Assistência ao empregado - assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório no local de atuação e vale-transporte ou transporte no local de atuação.
Os jovens também terão um acompanhamento de orientadores técnicos da Vale ao longo do programa. Ao final dele, recebem um certificado de conclusão.
"Sabemos o quanto a primeira oportunidade de trabalho em uma grande empresa, como a Vale, pode marcar positivamente a vida de um jovem, além de trazer uma transformação social, econômica e educacional profunda. Queremos estar ao lado deles neste momento tão importante que é o primeiro emprego", afirma a gerente global de Atração de Talentos da Vale, Mira Noronha.
São seis etapas eliminatórias no processo seletivo, todo feito de forma online e às cegas. Através desse método, informações como gênero, etnia, idade, faculdade, endereço, estado civil e deficiências são omitidos durante a seleção. Com isso, a Vale previne qualquer tipo de avaliação enviesada pelos recrutadores.
O Programa Jovem Aprendiz também oferece vagas para pessoas com deficiência. Neste caso, não há limite de idade para se candidatar.
- Delikata abre vagas de emprego para lojas no Recife sem exigir experiência; saiba como concorrer
- Polo automotivo de Pernambuco garante expansão e vai gerar milhares de empregos ao longo dos próximos anos
- ZAP+ tem 45 vagas de emprego abertas nas áreas de tecnologia e produto para todo o Brasil
- Em dia de "Nico Bondade" Marcelo Queiroga fez tudo para "não perder o emprego"
Veja as etapas do processo seletivo
Inscrições – 17 a 31 de maio
Avaliações online – maio
Dinâmica de grupo online – junho
Painel virtual com Gestores – junho e julho
Exames médicos admissionais – agosto e setembro
Divulgação dos resultados – a partir de setembro