Namoro
Viagem romântica e jantar dominam interesse de internautas para Dia dos Namorados
Levantamento aponta maior intenção de compras de produtos e serviços considerados clássicos para a data: chocolates, flores, perfumes e alianças de namoro
Viagens para destinos românticos e jantares são experiências que subiram na intenção de compra dos brasileiros na internet. As viagens passaram de 46,7% de intenção de compra em 2020, para 100% em 2021. Enquanto os jantares passaram de 63% para 97% Por outro lado, itens como perfumes caíram de 100% para 84,8% e os chocolates, de 100% para 72%. Ainda assim, todos esses produtos ou experiências estão na lista dos mais desejados para o
Dia dos Namorados.
Esses são dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) sobre tendências de compras sazonais. Ele parte de informações das redes sociais, comentários em notícias e volume de buscas, com aplicação de recursos estatísticos e semânticos. Assim, as porcentagens são apenas uma forma de medir o quanto os brasileiros demonstram interesse por determinados itens.
Com altas e baixas em relação ao último ano, a predominância do levantamento é de intenção de compras de produtos e serviços considerados clássicos para a data: chocolates, flores, perfumes e alianças de namoro.
Ainda assim, neste ano, as experiências, como jantar a dois e viagens estão mais em alta. Do lado das bebidas, vinho e espumante caíram na intenção de compra, enquanto o Gin se manteve em alta, de 98% em 2021 para 100% de intenção de compra.
Segundo o instituto, o comportamento do consumidor no Dia dos Namorados é diferente das demais datas do varejo.
"O consumidor é de faixa etária mais jovem e, por isso, tem menor poder aquisitivo. Por se tratar de um relacionamento ainda não totalmente consolidado, como é o caso do namoro, compras com muita antecedência não costumam ser encorajadas", afirma o Ibevar.