O Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com o Solar Coca-Cola, abriu 26 mil vagas para o projeto Coletivo Online - programa de empregabilidade 100% digital. De inscrição gratuita, a ação busca proporcionar oportunidade de capacitação para o ingresso desses jovens no mercado de trabalho. Após a conclusão do programa e recebimento do certificado, os selecionados podem concorrer a vagas de emprego disponibilizadas por uma rede de 400 parceiros empregadores.
>> Empresa abre 60 vagas pagando até R$ 2,5 mil para estudantes; veja como se candidatar
>> SESI-PE oferece 200 vagas para cursos gratuitos com certificado; veja como se inscrever
Para participar do programa é preciso ter entre 16 e 25 anos - faixa etária que ocupou em 2020 o índice de desemprego de 29,8%, segundo o IBGE-. Além da idade, é preciso que o candidato esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas através formulário Coletivo Online.
Ver essa foto no Instagram
Capacitação
Aos jovens selecionados serão enviados conteúdos sobre plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e preparação para processos seletivos. Durante seis meses, os participantes vão receber 10 videoaulas e atividades para testarem seus conhecimentos.
A distribuição dos conteúdos para os selecionados será por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, permitindo que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento. Após a conclusão do curso, os jovens recebem certificado de conclusão e são direcionados para o cadastro no banco de vagas dentro da comunidade exclusiva do Coletivo.
Coletivo Online
A iniciativa faz parte da plataforma Coletivo, que conta também com o bem-sucedido programa Coletivo Jovem - que atua em programas de capacitação, de forma presencial -. Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas pelos 22 estados e o Distrito Federal. Só em 2021, cerca de dois mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho por meio do projeto, 161 deles foram contratados pela Solar.
“Com o Coletivo Online, vimos a possibilidade de alcançar jovens de cidades afastadas dos grandes centros. Neste projeto piloto, além da formação dos jovens, também estamos nos voltando para o estabelecimento de parcerias com empresas locais que possam contribuir com a empregabilidade desses alunos após a conclusão da formação”, explica o gerente de Relações Externas da Solar, Arthur Ferraz.
- Instituto Euvaldo Lodi tem 100 vagas de estágio remunerado para estudantes. Veja como participar da seleção
- TCE de Pernambuco abre inscrições para seleção de estágio a partir desta quinta-feira (22)
- Ministério Público do Trabalho prorroga inscrições para estágio 2021 nesta sexta-feira; veja como se candidatar
Aluno de uma das primeiras turmas do Coletivo Jovem em Maceió (AL), Vander Luiz Azevedo é um dos vários exemplos de jovens que encontraram no programa uma oportunidade para dar início a sua carreira. “Em 2013 fiz testes e fui contratado como aprendiz da Manutenção Mecânica da Solar. Em 2015, ao término do meu contrato, fui chamado para um novo teste e efetivado como assistente administrativo do Planejamento de Manutenção. Em 2016, recebi da gerência o desafio de ser analista de Excelência Operacional na CAF (Fábrica da Água Mineral Crystal) e, logo depois, recebi um desafio ainda maior: de Supervisor de Produção na CAF. É por isso que onde chego tenho maior orgulho em falar do Coletivo Jovem, pois foi ele que abriu as portas do mercado de trabalho para mim. Serei eternamente grato”, destaca o jovem.
Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua há mais de 20 anos com a missão de transformação social em larga escala, por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. A organização tem destaque por sua tecnologia social e capacidade de escala.
O ICCB assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. Segundo a organização, foi preciso redesenhar sua estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandir novas formas de atuação. Com o feito, o instituto conseguiu beneficiar 426 mil pessoas, até o momento.
Sobre a Solar Coca-Cola
O Solar Coca-Cola é listado entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupa a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país. A empresa conta com cerca de 11 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.