Na corrida para operação dos chamados 'carros voadores', a Azul Linhas Aéreas, que atualmente mantém um hub no Recife, anunciou parceria estratégica com a Lilium GmbH (Lilium ) para construir uma malha exclusiva com aeronaves eVTOL no Brasil. O negócio envolveu a compra de 1,8 milhão de ações ordinárias “Classe A” da Lilium, ao preço de 0,12 euros por ação.
Em comunicado ao mercado, a Azul informou que com a operação poderá se tornar acionista indireta
da Lilium N.V., mediante exercício do bônus de subscrição e conversão em ações do capital da Lilium N.V..
Com a compra, Azul e Lilium também estabeleceram exclusividade entre si com relação aos trabalhos para estruturação da operação e oferta de produtos ou serviços eVTOL no Brasil, até o início da execução e entrega de contratos definitivos ou até o vencimento do termo de compromisso celebrado, o que garante à companhia o acesso aos carros voadores desenvolvidos.
O negócio agora firmado pela Azul é um passo a mais da aproximação já iniciada no fim do mês de julho, quando a Azul se comprometeu com a compra de 220 Jatos Lilium por um valor agregado de até US $ 1,0 bilhão, com previsão de início das entregas para 2025. A Lilium tem buscado chegar no mercado brasileiro, contando com ajuda da Azul para obter certificações e construir vertiports (terminais para a operação comercial dos carros voadores).
CARROS VOADORES
Desde 2015, a Lilium tem desenvolvido tecnologia proprietária para jatos verticais de decolagem e pouso totalmente elétricos. A empresa já projetou, construiu e testou quatro gerações de protótipos, incluindo um atual demonstrador de tecnologia de cinco lugares.
Em 2018, a empresa chegou a solicitar certificação para o Lilium Jet maior, passando a trabalhar no desenvolvimento do jato elétrico de sete lugares - uma aeronave que permite um modo sustentável e acessível de viagem em alta velocidade. Atualmente, a Lilium planeja que a aeronave em série inicie operações comerciais em 2024.
Azul em Pernambuco
Com o hub na capital pernambucana em operação há cinco anos, a Azul chegou em janeiro deste ano a 75 decolagens em dia pico para 31 destinos no País a partir do Recife. Nesta alta temporada, a companhia também anunciou sua maior malha para o período no Nordeste, com acréscimo de voos em Pernambuco.