Neste domingo (19), a partir das 16h, a Rádio Jornal vai retransmitir a final da Copa das Confederações de 2005, disputada entre Brasil x Argentina. Com dois gols de Adriano, um de Robinho e outro de Ronaldinho Gaúcho, a Seleção Brasileira goleou o rival por 4x1 e conquistou o título do torneio disputado na Alemanha. Apesar de ter sido realizada quase 15 anos atrás, essa é uma das partidas mais relembradas pelos brasileiros, pois talvez tenha sido a última grande apresentação daquele time cheio de estrelas, mas que acabou perdendo para a França nas quartas de final da Copa de 2006.
A equipe de transmissão da Rádio Jornal naquele jogo foi composta por Adilson Couto, na narração; Maciel Júnior, nos comentários; Haroldo Rômulo, nas reportagens; e Edson Peixoto, no plantão esportivo do escrete.
Com um quarteto ofensivo formado por Kaká, Ronaldinho, Robinho e Adriano, a Seleção Brasileira chegou sendo amplamente favorita. Não bastasse os ótimos jogadores com a amarelinha, a Argentina ainda mandou a campo um time bem mesclado, com pouquíssimos jogadores que seriam titulares na Copa do Mundo disputada no ano seguinte.
No entanto, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira não tomou conhecimento e partiu para cima. Aos dez minutos, Adriano recebeu bom passe de Cicinho na entrada da área, driblou um defensor argentino e soltou uma bomba para o fundo do gol, sem chance para o goleiro Lux, que nem na bola conseguiu tocar.
A Argentina respondeu com Riquelme aos 14, mas o chute do meia foi para fora. Após esse lance, a resposta brasileira foi fatal. Isso porque o atacante Robinho tocou para Kaká, que dominou na entrada área e chutou forte no ângulo do goleiro Lux, fazendo o segundo gol do Brasil na partida. Até o fim da primeira etapa, os dois times criaram boas chances, mas nada de mudar o placar.
> Clubes avançam na venda dos direitos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro
> MLS aumenta paralisação do campeonato por conta da covid-19
> Mesmo com pandemia do novo coronavírus, esporte segue normalmente na Nicarágua
Se a situação já estava boa com 2x0 no placar, ficou ainda melhor no começo do segundo tempo. Isso porque logo no primeiro minuto da etapa final, Cicinho foi até a linha de fundo, cruzou e Ronaldinho Gaúcho completou de primeira para o fundo das redes. Mesmo com o 3x0 no placar, o Brasil seguiu pressionando. Aos 17, Cicinho cruzou e Adriano cabeceou e marcou o quarto gol brasileiro.
Aos 20, Aimar descontou para a Argentina, mas o placar terminou 4x1 para o Brasil. Ao final do jogo, goleada para cima do rival e título da Copa das Confederações.
Brasil: Dida; Cicinho (Maicon), Lúcio, Roque Júnior e Gilberto; Émerson, Zé Roberto, Kaká (Renato) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Juninho Pernambucano) e Adriano. Técnico: Carlos Alberto Parreira
Argentina: Lux; Zanetti, Coloccini, Placente e Heinze; Cambiasso (Aimar), Bernardi, Riquelme e Sorín; Delgato (Galleti) e Figueroa (Tévez). Técnico: José Peckerman.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?
Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.