Técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage eleita Mulher Sueca do Ano

Pia Sundhage sucede a ativista Greta Thunberg em premiação. Condecoração é distribuída pela SWEA International, uma organização que reúne mulheres suecas que residem dentro e fora do país
Estadão Conteúdo
Publicado em 27/04/2020 às 17:02
Com técnica sueca à frente, seleção brasileira fez 5x0 nas hermanas Foto: NELSON ALMEIDA/AFP


 
À frente da seleção brasileira feminina desde julho de 2019, a técnica Pia Sundhage foi escolhida para receber o prêmio "Mulher Sueca do Ano" de 2020. A condecoração é distribuída pela SWEA International, uma organização que reúne mulheres suecas que residem dentro e fora do país.

"Me sinto orgulhosa de ser nomeada Mulher Sueca do Ano pela SWEA Porque isso significa que o futebol feminino está sendo notado. E vale a pena. Obrigada", disse Pia ao receber o prêmio.

A treinadora sueca assumiu o comando da seção brasileira em julho de 2019, tendo acumulado seis vitórias, quatro empates e uma derrota. O bom desempenho levou a equipe nacional a ascender três posições no ranking feminino, atingindo o oitavo lugar.

Pioneira dentro e fora dos gramados

"Pia Sundhage é a maior estrela da Suécia no futebol feminino - uma pioneira! Através de sua longa carreira como jogador de futebol, treinador de futebol e na seleção nacional da Suécia, EUA e Brasil, Pia colocou a Suécia no mapa do mundo. Como uma das primeiras profissionais internacionais no futebol feminino, ela inspirou muitas mulheres e, como treinadora, destaca as mulheres e a Suécia, espalhando nossa base de valores onde atua no mundo. Pia é um excelente embaixadora do que há de melhor na Suécia e ainda inspira muitos jovens jogadoras de futebol ao redor do mundo", afirmou a SWEA International na justificativa pela escolha de Pia.

A treinadora da seleção brasileira sucede na premiação a ativista ambiental Greta Thunberg, a escolhida para receber a honraria em 2019. Ex-jogadora de sucesso, tendo sido campeã da Eurocopa em 1984, Pia também tem ótimo histórico como técnica, incluindo a medalha de ouro do torneio feminino de futebol na Olimpíada de Londres, nos Estados Unidos, em 2012.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes seleção brasileira feminina de futebol cbf Suécia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory