Futebol não tem data para recomeçar em Pernambuco

O Governo de Pernambuco retirou a retomada dos jogos de futebol da etapa 5 do plano de reabertura
Karoline Albuquerque
Publicado em 30/06/2020 às 18:49
André Longo explicou que a nova semana epidemiológica será analisada antes da liberação do retorno dos jogos. Foto: HELIA SCHEPPA/SEI


Ainda não será na próxima semana que o futebol recomeçará em Pernambuco. Nesta terça-feira (30), o secretário de saúde do estado André Longo afirmou que não há data definida para o reinício das partidas oficiais. Até segunda-feira (29), a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) mantinha esperança em voltar com a disputa do Campeonato Pernambucano entre os dias 8 e 12 de julho. Além do estadual, a Copa do Nordeste ainda precisa ser concluída.

"Hoje não temos data para retorno dos jogos de futebol profissional. Adiamos e retiramos os jogos de futebol, como também o polo de confecções, da etapa 5 e ainda vamos definir quais são as próximas etapas onde vai se incluir a partir da análise que vamos fazer da semana epidemiológica 27", explicou Longo, em entrevista coletiva. Antes de bater o martelo sobre a data, o secretário pretende dialogar com a FPF para debater o calendário.

Presidente do Sport apoia decisão do Estado e defende volta dos jogos com torcida

Vice presidente do Santa Cruz concorda com a não liberação momentânea da volta do futebol no Estado

Presidente do Náutico aprova decisão do governo em não liberar volta dos jogos

Por enquanto, André Longo adiantou que o futebol não será retomado na semana que começa no dia 6 julho e também não há previsão para isso na semana seguinte. O Campeonato Pernambucano precisa de cinco datas para ser concluído, sendo uma para a última rodada da primeira fase e as outras quatro para o mata-mata. A Copa do Nordeste precisa da mesma quantidade de datas, tendo o mesmo calendário remanescente. Esta última é definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade nacional, inclusive, pretende começar os Campeonatos Brasileiros das Série A e B nos dias 9 e 8 de agosto, respectivamente.

No plano divulgado pelo Governo de Pernambuco há um mês, o retorno dos jogos de futebol sem a presença da torcida aconteceriam na mesma etapa de reabertura gradual do varejo, feiras, shoppings e do polo de confecções. De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico Bruno Schwambach, tanto o futebol quanto o polo do Agreste vão depender dos próximos números. A expectativa é que as curvas e dados se comportem apresentando melhora.

"A pandemia tem uma curva muito similar no mundo inteiro, com crescimento muito acelerado, estabilização e início de queda. Na estabilização e queda é onde a gente consegue avançar o plano. A região metropolitana tem dado esse avanço, a queda tem sido consistente por isso temos conseguido avançar mais aqui nessas regiões, enquanto Agreste e Sertão estamos avaliando com atenção, mas vamos seguir conversando e dialogando com os setores para gradualmente dar passo a passo colocando as atividades econômicas, mas com muito cuidado com a saúde", disse Schwambach.

Quando as atividades foram paralisadas, o Campeonato Pernambucano tinha Santa Cruz e Salgueiro classificados direto para as semifinais, por ocuparem 1º e 2º lugar, respectivamente, com 22 e 16 pontos. Retrô e Náutico aparecem depois, empatados com 12 pontos, mas com vantagem para a Fênix nos gols pró. O Sport soma 11, em 5º, e o Afogados é o último dentro da zona de classificação para as quartas de final, com 10 pontos.

Fugindo do rebaixamento aparecem Central, Petrolina, Decisão e Vitória. A Patativa do Agreste é a única com possibilidade real de se classificar para o mata-mata por ter os mesmos 10 pontos do Afogados. O problema é a diferença nos gols marcados. Enquanto a Coruja tem 12, o Alvinegro de Caruaru tem apenas cinco. Na última rodada, o Central encara o Decisão, vice-lanterna, como visitante, enquanto o Afogados tem o Vitoria, último colocado com apenas dois empates, em casa.

O Campeonato Pernambucano está parado desde o dia 15 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. No estado, já são 58.858 casos da covid-19, com 4.829 óbitos pela doença.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Clube Náutico Capibaribe Santa Cruz Futebol Clube esportes Sport Club do Recife futebol Coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory