Práticas esportivas individuais em espaços públicos liberadas a partir de segunda-feira

O secretário de educação e esportes do estado Fred Amâncio apontou a importância da atividade física para a saúde de quem pratica
Karoline Albuquerque
Publicado em 02/07/2020 às 18:42
As atividades individuais podem ser realizadas em praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas. Lutas não estão inclusas. Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


A reabertura gradual no estado de Pernambuco inicia mais uma fase na próxima segunda-feira (6). A partir da próxima semana estão liberadas as práticas de esportes individuais em espaços públicos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pelo secretário de educação e esportes do estado Fred Amâncio. Obviamente, a retomada também tem um protocolo próprio por causa da pandemia do novo coronavírus, desenvolvido pelo Governo de Pernambuco e representantes do setor.

>> Profissionais de educação física e empresários protestam no Recife por reabertura de academias

Destaca-se também a necessidade de seguir as diretrizes indicadas pelas autoridades sanitárias, com as orientações específicas atendendo ao protocolo geral."As atividades esportivas individuais estão liberadas para serem realizadas apenas em espaço públicos, como praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas. Nessas atividades não estão inclusas as lutas", afirmou Amâncio.

Um dos motivos apontados pelo secretário é a importância da atividade física para a saúde de quem pratica. "O esporte é importante instrumento social que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que essa retomada de exercícios físicos vai contribuir bastante para a saúde e bem estar dos pernambucanos", emendou.

O protocolo desenvolvido em conjunto com a Secretária de Saúde tem três eixos principais: distanciamento social, monitoramento e higiene e prevenção aplicados a todas as modalidades, além de especificidades para cada modalidade, em contribuição com as diversas federações de Pernambuco.

"É um primeiro passo importante retomar as práticas esportivas. Esperamos uma melhoria dos números para poder em breve anunciar outras medidas importantes para os esportes no nosso estado", concluiu o secretário de educação e esportes do estado Fred Amâncio.

O estado de Pernambuco soma, até agora, 61.119 casos do novo coronavírus. Quase 5 mil pacientes não resistiram à doença e vieram a óbito. No Recife, 210 eitos de enfermaria foram desativados. No início da pandemia, a capital chegou a ter 54% de todos os casos do vírus no estado. Agora, esse percentual caiu para 21,5%. Os outros 78,5% estão distribuídos fora do Recife.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes covid-19 coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory