Autor de dois dos quatro gols na goleada do PSG contra o Reims, neste domingo (16), Neymar fez uma homenagem para o pernambucano e ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, alvo de comentários homofóbicos por parte de conselheiros do Sport na última sexta-feira (16).
Na comemoração de seu gol, ainda no primeiro tempo do jogo, o atacante brasileiro fez a famosa dancinha do participante no reality show, a "tchaki tchaki". BT+Além disso, o PSG entrou em campo neste domingo com a parte interna dos números das camisas dos atletas preenchidos pelas cores da bandeira LGBT+ em uma referência ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta segunda-feira (17).
- Sport publica nota em apoio a Gil do Vigor e garante que providências serão tomadas
- Ex-presidente do Brasil, Lula sai em defesa de Gil do Vigor e afirma que opinião de conselheiro do Sport "não condiz com a tradição" do clube
- Sport: Romero Albuquerque rebate Koury e nega que áudios sobre Gil do Vigor tenham sido tirados de contexto
- Patric manda mensagem de apoio a Gil do Vigor após vazamento de áudios de conselheiro do Sport
- Após ataques a Gil do Vigor, Sport realiza ações em apoio a ex-BBB na final do Pernambucano
- Everaldo comemora gol pelo Sport dançando "tchaki tchaki" em homenagem a Gil do Vigor; veja vídeo
Everaldo também dança
Também neste domingo, o primeiro gol do Leão do clássico contra o Náutico, na Arena de Pernambuco, teve homenagem para o economista pernambucano. Após Everaldo abrir o placar, ele, Trellez e Neilton comemoraram dançando o "tchaki tchaki", que ficou famoso ao ser performado por Gil no reality show. A partida, que contou com transmissão da Rádio Jornal, foi a primeira das duas que formam a final do Campeonato Estadual e terminou empatada em 1x1.
"O Sport é do Vigor"
As ações foram divulgadas neste domingo horas antes do Clássico dos Clássicos. "O Sport é Do Vigor e contra a homofobia. Hoje, vamos perfilar de manto marcado com alguém que nos dá muito orgulho: @gilnogueiraofc! As camisas serão vendidas e todo o dinheiro arrecadado será doado ao Instituto Boa Vista, ONG de pautas LGBT", escreveu o Sport em uma das publicações nas redes sociais.
Em outra postagem, o Leão afirmou que é um clube "plural" e "de todos". "Neste Clássico da final, a braçadeira vai carregar as cores da bandeira LGBT com muito orgulho", anunciou o Sport.
Relembre o caso
Os ataques a Gil do Vigor ocorreram na última sexta-feira, quando vazaram áudios de dois conselheiros do Sport com críticas de cunho homofóbico por causa de uma dança realizada pelo torcedor e ex-BBB durante uma visita à Ilha do Retiro.
Responsável por vazar os áudios, o também conselheiro e deputado estadual Romero Albuquerque afirmou que pedirá a exclusão de Flávio Koury do quadro de sócios do clube. O processo ainda passará pela comissão de ética do Conselho Deliberativo. O presidente do órgão, por sua vez, posicionou-se em apoio a Gil. "O Sport e seu Conselho Deliberativo repudia veementemente toda e qualquer palavra de ódio, de homofobia, de desrespeito a quem quer que seja", afirmou.