O treinador Jair Ventura conseguiu dar uma resposta rápida dirigindo o Sport no Brasileirão. Nesta sexta-feira, ele completa um mês no comando do Leão e pode pensar em melhorar a equipe com mais tranquilidade. Isso porque o treinador pegou o clube na zona de rebaixamento e no momento está em sétimo, muito perto dos times que brigam por uma vaga na Libertadores.
Nesse período, somou 13 de 21 disputados e acumulou 61,9% de aproveitamento. Mesmo a 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro sendo concluída neste final de semana, o time rubro-negro não deve descolar do pelotão de frente na classificação.
LEIA MAIS
> Thiago Neves diz que vai buscar título da Copa do Nordeste pelo Sport
> Confira os bastidores da vitória do Sport em cima do Corinthians
> Jair Ventura avalia estreia de Thiago Neves: “Vai agregar muito ao elenco do Sport”
> Candidato da oposição do Sport se posiciona sobre disputa das eleições
> “A gente não tem um mês de clube e já viveu muita coisa”, diz Jair Ventura sobre trajetória no Sport
> Thiago Neves comemora estreia com vitória sobre o Corinthians: “O Leão tá on”
> Em ascensão, Lucas Mugni diz estar “confortável” no Sport
> Jogadores do Sport fazem homenagem ao volante Betinho em comemoração no vestiário
Depois da quarta vitória sob o comando do Sport, em cima do Corinthians, o próprio Jair Ventura não conseguiu esconder a satisfação com o resultado obtido no primeiro mês. Segundo o técnico, o desempenho só foi possível porque os atletas abraçaram a ideia dele. O que não seria possível se tivesse acontecido ao contrário, segundo ele.
“Tem muito campeonato ainda. Muita coisa para acontecer, mas eu fico feliz e a gente vê uma evolução mesmo que pequena pelo pouco tempo de trabalho. Eu ainda não completei um mês ainda desde que cheguei. Assinei dia 25, hoje (anteontem, quarta-feira) é dia 23. Não tenho ainda um mês de clube e já vivi muita coisa”, afirmou o comandante leonino, que ganhou mais de uma semana até o próximo jogo.
O Sport só entra em campo novamente no dia 4 de outubro. O adversário é o Bahia, fora de casa, no estádio Pituaçu, em Salvador. Cenário que o Leão na Era Jair Ventura está acostumado a enfrentar. Desses sete jogos com o treinador, quatro aconteceram longe de Pernambuco e o time conseguiu resultados surpreendentes. Os destaques foram a vitória em cima do Grêmio por 2x1, onde os rubro-negros abriram dois gols, além do empate arrancado diante do Palmeiras (2x2), depois de sair na frente, ter um atleta expulso e tomar a virada.
Comparando com o desempenho do ex-comandante Daniel Paulista na Série A, a evolução do Sport com Jair Ventura é grande. O aproveitamento saltou de 26,6% (4 pontos conquistados em 15) para 61,9%, claro, vale salientar, com dois jogos a mais. Dirigido pelo atual treinador, o Leão passou duas partidas sem sofrer gols e diminuiu o número total de tentos sofridos: 7 para 6. A resposta rápida da defesa surtiu efeito no pelotão de frente, pois o time dobrou o número de vezes que balançou a rede: 8x4. Importante salientar que o técnico antecessor disputou 2 partidas como visitante contra 4 de Jair.
Assim, não há como vislumbrar um futuro positivo para o Sport na Série A. Ainda mais porque a tendência é que o elenco receba mais reforços pontuais de peso. Sem falar na provável evolução do meia Thiago Neves. Contratado no fim da semana passada, o badalado atleta, de 35 anos, ainda precisa ganhar entrosamento com os companheiros, e com a sequência de jogos, aumentar a performance individual que tanto é conhecida dentro e fora do país.
Na estreia contra o Corinthians, quarta-feira, Thiago Neves se mostrou muito voluntarioso, participou da maioria das ações ofensivas do Sport na partida e teve até chance de marcar o primeiro gol com a camisa rubro-negra. Inclusive, o confronto também mostrou a ideia mais ousada de Jair Ventura, até o momento, no comando do Sport.
Aproveitando o polivalente meia Lucas Mugni, o técnico adotou o esquema tático com três meias próximos do centroavante Hernane Brocador. Dessa maneira, Thiago e Jonatan Gomez revezaram as respectivas chegadas pelos lados. Com a saída de Barcia para o Goiás e falta de opções, essa é uma das prioridades do Leão em busca de reforços para o Brasileirão.