O técnico Jair Ventura conseguiu acabar com a oscilação na lateral esquerda do Sport com a improvisação do lateral-direito Raul Prata. No entanto, com a expulsão de Patric na vitória em cima do Athletico-PR, Prata deve retornar para a posição de origem. Assim, volta a antiga dúvida entre o prata da casa Luciano Juba e o ex-capitão Sander para o próximo jogo, contra o Ceará, neste domingo, em partida válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Sander terminou a transição física após contusão no tendão de aquiles e está liberado para treinar normalmente nesta semana. Outra alternativa, só que menos provável, é o recém-contratado Júnior Tavares, mas que ainda não apresenta o condicionamento físico ideal. Ele não jogava desde julho pelo Portimonense, de Portugal.
Raul Prata não jogava há mais de dois meses até retornar ao time titular do Sport, no dia 24 do mês passado, no empate por 0x0 diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. Com uma lesão no joelho, ele precisou realizar um procedimento cirúrgico de pequeno porte.
Como Sander ainda estava no departamento médico, Juba não vinha agradando e Júnior Tavares ainda fora da forma ideal, Prata assumiu a lateral esquerda e ganhou a confiança do treinador leonino. Por sinal, essa é uma posição que o próprio atleta ressaltou na última entrevista coletiva que gosta de jogar, apesar de preferir o lado direito do campo. Inclusive, revelou que já jogou um ano todo na esquerda.
Setor esse que desde o começo da temporada era o ponto fraco da defesa do Sport com Sander e Luciano Juba. O ex-capitão rubro-negro não conseguiu repetir as boas atuações dos anos anteriores. Apesar da grande disposição física e boa performance defensiva, ele ainda não conseguiu em 2020 equilibrar com o apoio ao ataque. Já o jovem concorrente, que tem um futuro promissor, aos 21 anos, mostrou que precisa amadurecer para suportar a pressão da Série A, mesmo tendo como destaque o bom passe e sendo um dos melhores "garçons" da equipe.
LEIA MAIS
> Sport pode inscrever reforços na Série A até o dia 20 de novembro
> Raul Prata celebra retorno após lesão e projeta próximos jogos no Sport
> Confira os bastidores da vitória do Sport por 1×0 sobre o Athletico-PR na Ilha
> Sport precisa melhorar desempenho do ataque para garantir permanência no returno do Brasileirão
Em relação a Júnior Tavares, Jair Ventura deixou claro que o lateral-esquerdo precisa de tempo para entrar no mesmo nível físico dos demais companheiros. A última partida dele antes de acertar com o Leão aconteceu no dia 26 de julho pelo Campeonato Português.
A estabilidade defensiva gerada com Raul Prata na lateral esquerda nos últimos dois jogos também fica nítida com os números. Além do Leão ter voltado a conseguir uma sequência sem sofrer gols, estancou a "sangria" após ser vazado 12 vezes nas quatro derrotas consecutivas anteriormente. Outro detalhe é que a posição era a única que estava sendo questionada na primeira linha da equipe. Tanto o goleiro Luan Polli, quanto os zagueiros Adryelson e Maidana e o lateral-direito Patric estão conseguindo manter uma regularidade, apesar da oscilação natural de toda a equipe.
"Ele (Jair Ventura) ainda não falou nada. Hoje foi folga, não sei quais são os planos dele. Quero jogar", afirmou Raul Prata, em entrevista ao programa Fórum Esportivo, da Rádio Jornal, na segunda-feira. Agora que acabei de voltar de uma lesão e que bom que consegui jogar o jogo todo, mesmo sendo só o segundo (depois da lesão). É bom que já ajuda no ritmo e na forma física e com certeza nos próximos jogos minha forma física e desempenho vão ser ainda melhores pelo fato de ter jogado o jogo inteiro ontem (domingo)", completou.