Nesta segunda-feira (23), um porta-voz do governo alemão informou que o primeiro teste da chanceler Angela Merkel testou negativo para a covid-19. A chefe de governo alemã fará novos exames nos próximos dias, mesmo sem apresentar sintomas da doença.
>> Governo de Pernambuco proíbe eventos com mais de 10 pessoas para tentar conter coronavírus
Na última sexta-feira (20), a chanceler esteve em contato com um médico que testou positivo para o coronavírus. Desde então, ela decidiu entrar em quarentena. Merkel trabalha em seu apartamento em Berlim, assim como milhões de alemães, e comandou de seu imóvel uma reunião sobre um plano de ajuda econômica extraordinário para combater os efeitos do coronavírus.
O coronavírus infectou mais de 22.600 pessoas na Alemanha, com um balanço de 86 mortos.
No balanço divulgado nesse domingo (22) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 1.546 casos e 25 mortes. Em Pernambuco são 37 casos confirmados de covid-19. Desde a quinta-feira (19), o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que já conseguiram debelar a infecção viral e ficaram em condições de receber alta.
>> Coronavírus: já são 25 mortes e 1.546 casos no Brasil
>> Coronavírus: sobe para 37 o número de casos confirmados em Pernambuco
>> Coronavírus em Pernambuco: veja os casos confirmados por faixa etária
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.