União Europeia quer acordo pós-Brexit com Reino Unido, 'mas não a qualquer preço', diz Merkel

A separação ocorreu em 31 de janeiro deste ano, mas os britânicos continuaram compondo o braço econômico da UE
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/11/2020 às 17:12
LÍDERES Merkel e Macron conduzem negociações de plano de recuperação Foto: FRANÇOIS LENOIR/AFP


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira, 30, que o Reino Unido e a União Europeia darão um mau exemplo se não conseguirem chegar a um acordo sobre seu relacionamento futuro após o Brexit, a saída do país insular do bloco europeu. No entanto, ela insistiu que a UE não quer um pacto a qualquer preço.
>> União Europeia pode liberar distribuição de vacinas da BioNTech e Moderna em dezembro
>> União Europeia: países chegam a acordo sobre plano de recuperação pós-pandemia do novo coronavírus
A separação ocorreu em 31 de janeiro deste ano, mas os britânicos continuaram compondo o braço econômico da UE, em um período de transição de 11 meses, que termina em 1º de janeiro de 2021.
Durante esse intervalo, os dois lados negociam um acordo comercial, em um processo que tem sido retardado por divergências na área da pesca e do estabelecimento de um mecanismo de disputa justo.
"Espero que ainda cheguemos a uma solução contratual", disse Merkel em uma reunião virtual de membros dos comitês de assuntos europeus dos parlamentos. Contudo, ela ponderou: "Deixamos claro que não precisamos de um acordo a qualquer preço", disse ela. "Queremos um, mas de outra forma tomaremos as medidas que forem necessárias - em qualquer caso, um acordo é do interesse de todos."
 
TAGS
mundo união europeia reino unido
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory