Uma explosão de origem desconhecida em uma estação de tratamento de resíduos causou ao menos um morto, 16 feridos e quatro desaparecidos em Leverkusen (oeste da Alemanha), cujos habitantes foram instados a não deixarem suas casas.
"Lamentamos profundamente este trágico acidente e a morte de um funcionário", declarou a administração da empresa Currenta, em um comunicado. A explosão, seguida por um incêndio localizado, ocorreu por volta das 9h40 (04h40 de Brasília).
A ex-subsidiária da gigante química Bayer disse que os moradores de Leverkusen foram instados a "ficar em quartos trancados, desligar o ar-condicionado e, por precaução, fechar portas e janelas". O incidente é classificado como de "perigo extremo", de acordo com o aplicativo de alerta nacional de desastres Nina.
- Quatro homens são presos e um adolescente é detido suspeitos de envolvimento na explosão da agência da Caixa, no Sertão de Pernambuco
- Cozinheira que saiu andando após explosão de gás morre 10 dias depois
- Dispara número de pessoas com chicungunha no Recife, e aumento chega a 662% em meio à explosão de casos de covid-19
- Com explosão das arboviroses, veja ranking de bairros do Recife com maior risco de dengue, zika e chicungunha
A estação está localizada no limite de um parque industrial que reúne empresas do setor químico, um dos maiores do gênero na Europa, nos arredores de Leverkusen. Esta cidade, que tem cerca de 160.000 habitantes, está localizada a cerca de vinte quilômetros de Colônia.
As medições da qualidade do ar mostram que a população de Colônia "não está em perigo", tuitou o corpo de bombeiros desta cidade de mais de um milhão de habitantes.