covid-19

Em uma semana, número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco sobe de 2 para 28

Na última quinta-feira (12) dois casos foram confirmados. Em uma semana, o Estado já tem 28 diagnósticos e transmissão comunitária

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 19/03/2020 às 19:01 | Atualizado em 19/03/2020 às 19:28
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Escolas, universidades, academias, restaurantes, lojas e shoppings fechados. Eventos e shows adiados. Ruas, avenidas e praças vazias. Desde a confirmação dos dois primeiros casos, o plano de contingência muda a rotina dos pernambucanos. - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

No dia 25 de fevereiro, a Secretaria da Saúde de Pernambuco (SES-PE) notificou o primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado. Após 16 dias, na última quinta-feira (12), confirmam, de uma só vez, os dois primeiros casos da doença. Um casal, morador do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, que voltava de viagem do exterior. Passada apenas uma semana, o número de casos diagnosticados com a doença subiu de 2 para 28. Os dados foram fornecidos pelo Governo de Pernambuco.

Veja a evolução da doença: 

12 de março - Secretaria de Saúde confirma dois primeiros casos de coronavírus em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma os dois primeiros casos de coronavírus (covid-19) no Estado. Os pacientes são importados, ou seja, não contraíram o vírus no Brasil. No mesmo dia, o Governo do Estado ampliou as ações de combate ao coronavírus. Desde o dia 25 de fevereiro, a SES-PE havia sido notificada de 44 casos suspeitos da doença. No Brasil, os números de casos atestados para doença passam de 100.

>>Secretaria de Saúde confirma dois primeiros casos de coronavírus em Pernambuco

>> Pernambuco é o nono estado brasileiro com caso confirmado de coronavírus

>> Governo de Pernambuco amplia ações de combate ao coronavírus

>> Número de casos de coronavírus confirmados no Brasil passa de 100

13 de março - Sobe para 38 o número de casos suspeitos em Pernambuco; Paulo Câmara tranquiliza população sobre a doença

O Estado de Pernambuco monitora 38 casos suspeitos do novo coronavírus. Até o momento, 33 casos da doença tinham sido descartados. No mesmo dia, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), apareceu em vídeo institucional afirmando estar tomando todas as medidas necessárias para contenção do vírus no Estado. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde divulga informações sobre casos de transmissão comunitária. No mundo, as mortes superam 5 mil.

>> Sobe para 38 o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Pernambuco; um caso é considerado "provável"

>> Coronavírus: segunda pessoa tem sintomas da doença em cruzeiro isolado no Recife

>> Paulo Câmara tranquiliza população sobre o coronavírus 

>> Número de mortes da pandemia de coronavírus supera 5.000 no mundo

>> Coronavírus: São Paulo e Rio de Janeiro têm transmissão comunitária

14 de março - Sobe para sete o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco; Petrolina confirma primeiro caso suspeito

O governador do Estado, Paulo Câmara, informa mais cinco casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, são sete casos da Covid-19. Dos cinco novos casos, quatro são importados e um local. Para prevenir a disseminação do vírus a Prefeitura proíbe a realização de grandes eventos públicos e privados. Na mesma data, Petrolina testifica o primeiro caso suspeito da doença. No Brasil são 121 casos.

>> Sobe para sete o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Prefeitura do Recife proíbe realização de grandes eventos públicos e privados como forma de prevenir o coronavírus

>> Petrolina confirma primeiro caso suspeito do novo coronavírus

15 de março - Sobe para oito o número de casos no Estado; Prefeitura do Recife ordena fechamento de escolas públicas, particulares e faculdades

Sobe para oito o número de casos confirmados de coronavírus no Estado. Onze municípios já notificaram casos da doença. Recife é a cidade com mais casos monitorados (40). Em seguida, vem Jaboatão dos Guararapes (8) e Olinda (3). A Prefeitura do Recife determina que escolas públicas, municipais e escolas e faculdades particulares devem suspender as atividades a partir do dia 18 de março. Na mesma data, as universidades e institutos federais também decidem paralisar suas atividades curriculares a partir do dia 16 de março.

>> Coronavírus: sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Coronavírus: Prefeitura do Recife ordena fechamento de escolas públicas, particulares e faculdades a partir desta quarta

>> Universidades de Pernambuco confirmam suspensão de aulas a partir de segunda (16)

>> Coronavírus: por prevenção, escolas estaduais no Recife também vão fechar a partir de quarta-feira

16 de março - Salta para 18 o número de casos confirmados em Pernambuco; 1º caso em criança é confirmado

Sobe para 18 o número de casos atestados para covid-19 no Estado. Na mesma data, um menino de 10 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos, é o primeiro caso confirmado na faixa etária infantil. Com a situação, vários eventos foram cancelados ou adiados. A Paixão de Cristo, o festival Abril Pro Rock, as festividades do aniversário do Recife e a festa da pitomba são alguns exemplos. No Brasil, 234 casos são confirmados. Na Europa, 31 países fecham fronteiras para estrangeiros.

>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: 31 países da Europa fecham fronteiras para estrangeiros

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco por conta do coronavírus

17 de março: - Pernambuco é o 4º Estado do Brasil com mais casos confirmados; o número de diagnósticos sobe para 19 e há primeira transmissão comunitária

Pernambuco contabiliza 19 casos confirmados do coronavírus. O número deixa o Estado na quarta posição com mais casos no Brasil. Na mesma data, também é atestada a primeira transmissão comunitária. Em São Paulo, acontece a primeira morte causada pela covid-19. O Ministério da Saúde informa que há 290 casos confirmados da doença no País. A maior diferença se dá nos casos suspeitos, que pulam de 2.064 para 8.819.

>> Pernambuco tem primeiro caso de transmissão comunitária de coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco é o 4º Estado do Brasil com mais casos confirmados

18 de março: - 22 casos confirmados em Pernambuco; Governo anuncia que terá 400 novas vagas de UTI e 600 leitos para combate ao coronavírus

Ao todo, Pernambuco tem 22 casos confirmados e 485 suspeitos para o covid-19. O Governo do Estado anunciou a abertura de 400 novas vagas de UTI, além de 600 leitos de retaguarda em todo o Estado. No mundo, quase 210 mil pessoas já foram infectadas pelo novo vírus, e a Europa superou a Ásia em número de mortos pela pandemia. No Brasil, chega a três o número de mortes pela doença.

>> Pernambuco tem 22 casos confirmados do novo coronavírus

>> Pernambuco terá 400 novas vagas de UTI e 600 leitos para combate ao coronavírus

>> Mundo tem quase 210 mil casos de coronavírus, com mais mortos na Europa do que na Ásia

19 de março - Pernambuco tem 28 casos confirmados; No Brasil, o número de casos confirmados sobe para 621 e 7 óbitos

O número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco sobe para 28, seis casos a mais em apenas 24 horas. Na data, o Governo do Estado resolve fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. No Brasil, o número de diagnósticos atestados para covid-19 sobe para 621 e sete pessoas morrem vítimas da doença. No mundo, a Itália tem 3.405 mortes, o que coloca o país à frente da China na quantidade de vítimas, que contabiliza 3.245.

>> Coronavírus: sobe para 28 o número de casos confirmados em Pernambuco

>> Itália supera China em número de mortos por novo coronavírus

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

Confira o mapa que mostra como o coronavírus tem se espalhado pelo mundo

 

Entenda o que é o coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

19/3/2020- Cristo Redentor homenageia luta contra Coronavírus:

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

Comentários

Últimas notícias