atualizada às 10h do dia 22 de março
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, neste sábado (21), a morte de uma criança de um ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Recife. A SRAG pode ser provocada por bactérias e vírus, como Influenzas A e B e covid-19. O óbito, no entanto, não teve relação com a covid-19, conforme informado pela SES na noite do sábado (21).
» Justiça de Pernambuco proíbe enfermeiros de começarem a greve programada para a segunda-feira (23)
» Pernambuco tem mais duas curas clínicas do novo coronavírus
» Brasil tem 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes
» Coronavírus: banho de mar não está proibido em Pernambuco, mas especialistas fazem alerta
» Rio de Janeiro confirma terceira morte pelo novo coronavírus
» Coronavírus: Assine a nova newsletter do JC e receba diariamente as principais notícias
As amostras do caso foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) para investigação de vírus respiratórios. A real causa da morte ainda é investigada pelo centro de pesquisa.
Segundo a Secretaria, até 29 de fevereiro, Pernambuco registrou 211 casos de SRAG, quadro que pode ser provocado por diversos agentes e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório, e ainda saturação de oxigênio abaixo de 95%. Desse total, 13 foram positivos para algum tipo de influenza, sendo 9 para influenza B e 4 influenza A (H1N1).
O JC lança mais um produto para os leitores nesta quinta-feira (19). Diariamente às 20h, de domingo a domingo, internautas que se cadastrarem na nova newsletter vão receber por e-mail uma seleção das principais notícias do dia sobre o surto de coronavírus no mundo e no Brasil.
Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Na última sexta-feira (20), no Brasil, o balanço do Ministério da Saúde confirmou 904 casos. Neste sábado São Paulo e Rio de Janeiro confirmaram novas mortes pela covid-19, subindo para 18 óbitos em decorrência da doença no Brasil. Já em Pernambuco, o Governo de Pernambuco, em coletiva de imprensa, anunciou que o Estado já conta com 31 casos confirmados do novo coronavírus e uma caso com cura clínica.
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.