Os 208 leitos do Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, serão disponibilizados para atendimento exclusivo de pacientes com o novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura do Recife na manhã deste domingo (22). Pacientes do centro serão transferidas para outras unidades de saúde.
» Coronavírus: conheça os dois hospitais no Recife que receberão exclusivamente pacientes com a doença
» Para enfrentar o coronavírus, Pernambuco terá 100 leitos de UTI nas unidades públicas de saúde
» Garantir leitos de UTI é o maior desafio do SUS para enfrentar o coronavírus
"A Prefeitura do Recife anuncia a criação de 208 leitos para pacientes do novo coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher para iniciar a prestação do atendimento aos pacientes que vierem a ser infectados", comunicou o prefeito Geraldo Julio (PSB).
Do total, 54 leitos serão disponibilizados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros 154 para enfermaria. Segundo a prefeitura do Recife, 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis para o uso imediato. "O restante [dos leitos] vão ser liberados dia a dia, semana por semana, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários para funcionamento desses leitos", explicou Geraldo Julio.
As pacientes do Hospital da Mulher serão transferidas para outras maternidades, policlínicas e para a UPAe (Unidade Pública de Atendimento Especializado) do Arruda, de acordo com o socialista. “Pela transferência de serviços que eram prestados no Hospital da Mulher para outras maternidades, policlínicas e UPA Especialidade do Arruda a gente vai conseguir chegar a esse total [de leitos] anunciado".
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica procurar ajuda médica caso apresente tosse, febre e, principalmente, dificuldade para respirar. Se houver sintomas leves, sem problemas de respiração, a medida recomendada é o isolamento social. Tendo isso em vista, Geraldo Julio afirma que, pacientes com sintomas graves, procurem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e não o Hospital da Mulher.
"Os pacientes que têm os sintomas do novo coronavírus e pela indicação do protocolo [da OMS] têm a indicação de ir a unidade de saúde, devem ir a uma normal. Eles só serão internados no Hospital da Mulher por indicação médica", orientou.
Foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (19), pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), a adoção de mais 20 medidas preventivas no combate ao novo coronavírus (covid-19). Entre elas, foi recomendado as que instituições públicas e privadas coloquem os funcionários para trabalhar em casa (home office). Além disso a prefeitura convocou mais 194 profissionais de Saúde para ajudar no combate à pandemia.
As Secretarias e os órgãos públicos do município receberam determinação de que o trabalho seja realizado de casa, para os profissionais que puderem cumprir sua função a distância. A contratação dos novos servidores é temporária. Serão 15 médicos para a atenção básica e 179 profissionais voltados para os novos leitos de UTI e retaguarda. Todos os servidores da Prefeitura do Recife serão convocados para trabalhar nas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19.
"A humanidade está diante de um enorme desafio, nenhum de nós viveu um momento como esse, é o momento da luta de todos nós juntos pela vida", declarou Geraldo. Para gerar conteúdo de veiculação durante as medidas restritivas, a Prefeitura do Recife também vai convocar os vencedores do primeiro Edital de Conteúdo Remunerado Rádio Frei Caneca FM. Ao todo serão 44 programas.
O prefeito participou, no inicio da tarde, de um pronunciamento ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), onde foi indicado que todos os shoppings, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio de praia, salões de beleza e correlatos sejam fechados para tentar conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.