O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (23), novas medidas para tentar conter o avanço do coronavírus no Estado. Uma das medidas é a proibição de reuniões e aglomerações para grupos de mais de dez pessoas.
Além das reuniões com mais de dez pessoas, o governo proibiu o transporte de passageiros em mototáxis. No decreto, ainda foi determinada a contratação de 4.729 profissionais da área da saúde (654 médicos, 1.088 das diversas de diversas categorias de nível superior, como enfermeiros e fisioterapeuta, e 2.987 de nível técnico.) que foram aprovados no último concurso, a abertura de duas seleções públicas para a contratação de 2.747 novos profissionais, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde. A primeira seleção pública tem previsão para 160 vagas para médicos e 1.917 vagas em outros cargos. Já a segunda irá contratar 64 médicos e 606 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.
As duas seleções públicas terão seus editais publicados nesta terça-feira (24), e o resultado sairá no dia 3 de abril. As seleções terão duração de 6 meses, podendo ser prorrogadas.
>> Coronavírus: Polícia fecha lojas do Centro do Recife que insistiram em abrir após decreto estadual
>> Veja decretos do governo de Pernambuco e da prefeitura do Recife para conter avanço do coronavírus
Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesse domingo (22), há 37 casos confirmados da covid-19 em Pernambuco, 310 sob investigação, três casos considerados prováveis e 375 descartados. No Brasil, são 1.128, de acordo com informações repassadas pelo Ministério da Saúde no domingo (22). Das 37 pessoas diagnosticadas com a doença, 25 estão em isolamento domiciliar, nove estão internadas e três tiveram cura clínica.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.