A Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco confirmou, na última coletiva virtual nessa quinta-feira (2), que o Estado está financiando uma pesquisa para identificar se o coronavírus já circulava antes do primeiro caso confirmado oficialmente em 12 de março.
> Número de mortos por coronavírus em Pernambuco passa de 5 mil
> Coronavírus já havia chegado ao Brasil em novembro, aponta estudo
Na coletiva, o Secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, Jailson Correia, explicou que a pesquisa é a melhor alternativa para descobrir a data que o vírus chega ao Estado. "O estudo faz a análise retrospectiva de doares de sangue no Estado. No entanto, se havia pessoas com o vírus em um período anterior ao primeiro caso importado isso será demonstrado", detalhou.
Ele ainda salientou que desde o primeiro caso suspeito da doença no Estado houve uma intensa investigação epidemiológica. "Essas dúvidas sobre a existência do vírus sempre vão e vem e, por isso, é importante que tenhamos diversas estratégias de investigação", pontuou.
Já no Brasil, um estudo de cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina encontrou evidências de que o novo coronavírus (covid-19), descrito oficialmente em 31 de dezembro de 2019, na China, já estava circulando no Brasil em novembro do mesmo ano. Em uma amostra do esgoto de Florianópolis, em Santa Catarina, durante o mês de novembro, os pesquisadores indicam a presença do vírus.
TUDO SOBRE A COVID-19
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (3), mais 1.243 casos do novo coronavírus e 100 mortes por covid-19, tendo 67 (77%) ocorrido entre os dias 4 de maio e 29 de junho e outras 33 (33%) nos últimos três dias. Com os novos dados, Pernambuco totaliza 62.362 pessoas infectadas pelo vírus e chega ao triste número de 5.068 óbitos, desde o início da pandemia.