com informações do repórter Leonardo Vasconcelos, da TV Jornal
Desde a última quinta-feira (2), a prática de atividade física ao ar livre com profissionais de educação física em praças, parques e praias do Recife está liberada. Segundo a determinação, está proibido o uso de equipamentos como cordas e colchonetes, só está permitido um aluno por vez. Apesar das limitações, a decisão da prefeitura animou os profissionais e também os que gostam de se exercitar. Na praia de Boa Viagem, na manhã deste sábado (4), o movimento de pessoas era intenso.
Apesar de só estar permitido apenas uma pessoa por profissional, houve descumprimento da medida em Boa Viagem. A reportagem da TV Jornal notou, pelo menos, dois grupos de pessoas se exercitando com personal trainer. Além disso, muitas pessoas sentadas ao longo da orla e sem máscara.
Para a funcionária pública Eduarda Borges, apesar de ter se exercitado em casa durante o isolamento social, o estímulo de um profissional é essencial. "Eu achei muito importante essa definição do governo porque a prática de atividade física, não só a segurança contra o coronavírus, está relacionada à saúde", comentou. "Estávamos sentindo muita falta de atividade ao ar livre, da corrida, do estímulo do personal. O estímulo do personal é muito importante", completou.
>> Profissionais de educação física e empresários protestam no Recife por reabertura de academias
>> Após protesto, academias têm reabertura antecipada no Recife; veja possíveis datas
O personal trainer e fighting Bruno Berenguer afirmou que, apesar de ter voltado às atividades ao ar livre, é preciso manter os cuidados. "O mais importante para a gente é voltar a ter atividade física e manter a saúde da população em geral", disse.
Ao anunciar a medida, a secretária-executiva de Esportes do Recife afirmou que "é muito importante respeita a distância de segurança", e que, "o uso de máscara será sempre para a sua proteção e a gente precisa contar com a dedicação e o apoio de todos vocês para continuarmos avançando".