A Festa do Morro da Conceição, no bairro que leva o nome da santa, Zona Norte da capital, só começa oficialmente neste sábado (28), mas a semana tem sido de movimentação no Santuário de Nossa Senhora da Conceição por fiéis que decidiram se adiantar e, assim, evitar aglomerações. Nesta sexta-feira (27), véspera do início da maior festividade religiosa do Estado, diversas pessoas foram aos pés da santa para fazer pedidos e agradecer as graças alcançadas.
>> Morro da Conceição abraça todas as religiões sob os pés de Nossa Senhora
É o caso da bancária Cinthya Santos, 39 anos. Ela e a mãe, a doméstica Maria da Conceição dos Santos, 61, subiram o Morro da Conceição nesta sexta-feira, quando o Santuário estava vazio e sem missas. "Vim antes para evitar as aglomerações, mas sempre costumava subir o Morro no dia 8 (data da santa)", conta Cinthya. A devoção, garante ela, é de família. "Vem das avós, passa pela mãe, mas é algo que vem, verdadeiramente, do coração. É uma coisa que se sente por dentro", afirma.
Maria da Conceição, mãe de Cinthya, que mora em Olinda, no Grande Recife, irá subir ao Santuário no dia 8 de dezembro. "Virei para agradecer e para fazer os meus pedidos. Tudo o que pedi com fé até hoje eu alcancei. Vou tomar os cuidados, como uso de máscara e álcool em gel, mas venho até aqui no dia dela", afirmou.
O mestre de obras Gildo Mamede, 60, e a esposa Ivanise Barbosa, 47, subiram o Morro por um motivo especial. Ela, que é enfermeira e atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus, contraiu a covid-19 durante a pandemia. "Viemos agradecer pela graça alcançada, pela saúde dela, após muitas orações a Nossa Senhora da Conceição", contou o marido. Os dois levaram velas azuis para acender no velário ao lado da imagem da santa.
Eurides Rocha, 76, faz parte do grupo de risco da doença e decidiu adiantar as orações em 2020. "Alcancei muita coisa que pedi a Nossa Senhora, principalmente no que diz respeito à saúde. Maria é nossa grande intercessora junto ao filho, Jesus Cristo. É nossa mãe misericordiosa."
A 116ª edição da Festa do Morro acontece de 29 de novembro a 8 de dezembro e tem adaptações nesta edição para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). As missas, assim como o novenário, serão transmitidas pela internet, através do canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube. Quem preferir acompanhar as celebrações presencialmente precisará observar as regras.
A missa solene de abertura da 116ª edição da festa está marcada para as 19h e será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife dom Limacêdo Antônio da Silva. A partir de domingo, até o dia 7 de dezembro serão cinco missas diárias. A primeira à 0h. Depois às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos cada. O Solene Novenário acontece sempre às 19h.
No dia 8 de dezembro, data dedicada à Virgem da Conceição, oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.